Liderança ágil: o empoderamento das equipes


 

A motivação desempenha um papel fundamental para que equipes atinjam resultados excepcionais. Muitos fatores podem gerar motivação, contudo, o relacionamento e o estilo de liderança possuem um impacto significativo para realçar a cultura organizacional.

As tendências no mundo corporativo foram de lideranças altamente rígidas para, agora, a chamada liderança ágil, na qual possui características flexíveis e modelo de gestão horizontal. O que fortifica o empoderamento dos colaboradores e o crescimento tanto individual, quanto das equipes

 

Afinal, o que é uma liderança ágil?

 

A liderança ágil representa um modelo de gestão estabelecido nos princípios da agilidade. O modelo está além da tradicional hierarquia de comando, com uma mentalidade servidora e flexível focada no crescimento. Portanto, traz a nova perspectiva de que falhas, mudanças e problemas são oportunidades de melhorias contínuas.

O líder ágil reconhece e valoriza os membros de sua equipe, deixando de lado a ideia de um “especialista e centralizador de conhecimento”. Assim, a participação de todos os integrantes para a tomada de decisão se torna mais comum. O líder deixa de ser o decisor para se tornar o mentor, propagando conhecimento aos liderados apoiado em feedbacks (one-a-one). Com novas práticas e mudanças de mindset, o resultado são equipes mais autônomas, colaborativas e capacitadas para enfrentar os constantes desafios.

 

Empoderamento como propulsor da equipe

 

Já se viu em uma situação que você não foi ouvido?

Com a liderança ágil, é necessário estabelecer espaço e confiança aos liderados para que problemas e desafios das atividades sejam superados. Com um ambiente de acolhimento e fornecendo os recursos necessários, os colaboradores desenvolvem autonomia para tomar suas decisões e contribuir ativamente com sugestões e melhorias contínuas nos resultados da organização.

 

Quais iniciativas adotar para uma equipe mais participativa e com uma liderança ágil?

 

1.      Transparência nos objetivos e resultados almejados

Clareza e exposição dos objetivos e resultados esperados para a equipe. Compartilhe os OKRs (objetivos e resultados-chave) de forma transparente e alinhe a direção com os membros da equipe.

2.      Acolhimento e flexibilidade do dia a dia

Cada indivíduo é único. Identifique os motivadores de cada membro do time. Para a tratativa flexível, é necessário considerar as diferenças e buscar desenvolver cada colaborador de acordo com suas necessidades e potenciais.

3.      Feedbacks honestos e frequentes

Feedbacks são vitais para o crescimento do colaborador. Não dar o feedback é deixar de evoluir a sua equipe. É um momento de enriquecer a confiança entre o líder e o liderado, revelando como o líder está comprometido em orientar e não será negligente com os erros do liderado.

É essencial que o feedback aconteça como via de mão dupla, em um aprimoramento mútuo.

Para uma postura de líder ágil e para empoderar sua equipe, comece com algumas iniciativas. Transparência nos objetivos e resultados esperados, com reconhecimento e acolhimento à singularidade da sua equipe. Jamais subestime o poder de feedbacks, pois são a base para o crescimento e aprimoramento.

Lembre-se: a liderança ágil requer adaptabilidade. Personalize as iniciativas de acordo com o formato e a necessidade específica de sua equipe. Compromisso  é cultivar um ambiente de empoderamento para colher frutos de uma equipe capaz, resiliente e colaborativa.

 

Sobre o autor

 

Giovanna Menezes, Agilista e Scrum Master na Finch.