Como fazer uma gestão de fornecedores de forma eficaz?


Para ter uma operação de relevância no mercado,  a sua marca precisa transmitir credibilidade. Dessa forma, você conseguirá atrair clientes de forma espontânea, caracterizando uma estratégia de sucesso.

Esse trabalho é árduo e complexo, pois envolve diversas questões, como a gestão de fornecedores e a delegação de tarefas.

Afinal, em um mundo tão competitivo, é muito difícil conseguir alcançar o nível de excelência necessário em todas as áreas. É preciso ser inteligente e investir grande parte de sua capacitação em seu core-business para realizar um ótimo trabalho e encontrar parceiros adequados para fazer seu negócio prosperar.

Aliar-se a fornecedores de má reputação pode trazer sérios prejuízos à sua imagem corporativa, assim como graves problemas à qualidade do serviço da sua empresa.

Portanto, é essencial que o departamento jurídico define requisitos e processos específicos para que a gestão de fornecedores seja de alta qualidade e reduza os riscos nesse tipo de decisão. Falaremos melhor sobre todas essas questões por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é gestão de fornecedores e qual a sua importância?
  • Como fazer a gestão de fornecedores?
  • Qual tecnologia utilizar para fazer a gestão de fornecedores?

 

Então, se você quer se manter atualizado e competitivo perante a concorrência, veja agora como é que se faz uma boa gestão!

Acompanhe!

 

O que é gestão de forncedores e qual sua importância?

 

Vamos começar esse tópico definindo o que é gestão de fornecedores. Este conceito é um processo realizado para qualificar o gerenciamento de empresas parceiras. 

O objetivo é conseguir alcançar o melhor custo-benefício possível levando em consideração algumas variáveis, como: qualidade de serviço, formas de pagamento e prazos.

Dessa forma, é possível aumentar as chances de encontrar o fornecedor ideal e ser atendido corretamente, conforme as melhores práticas do mercado. Você estará aumentando – e muito, as chances da sua operação obter bons resultados.

A equipe responsável deve ser focada em pesquisa e negociação para sempre conseguir os contratos mais estratégicos para as necessidades e capacidades da empresa. Tudo isso para uma melhor administração de recursos, diminuindo custos com estoque e compra de mercadorias.

 

Como fazer? 

 

Você já entendeu o que é gestão de fornecedores, sua importância e como funciona o trabalho de quem atua na área. Mas vamos te ajudar um pouquinho mais: falaremos agora sobre os principais passos que devem ser dados para construir a sua gestão.

Fique atento e anote tudo!

Entender quais são os objetivos da sua empresa

É preciso ter em mente que a gestão de fornecedores está ligada à necessidade de abastecimento de insumos para melhor qualificação do serviço final da sua empresa. Portanto, lembre-se: quantos e quais fornecedores serão precisos para chegar neste objetivo?

Fazer um planejamento estratégico

Se você já entendeu o objetivo final, é importante traçar um plano para alcançá-lo. Nesta etapa, alinhe os procedimentos internos e os detalhes principais com a sua equipe. Só assim a sua estratégia irá fluir de forma adequada.

Portanto, invista nos detalhes, pois só assim você terá uma política interna sólida e alcançará um nível de comunicação adequado para evitar imprevisto.

Consultar as avaliações de clientes

Uma boa maneira de qualificar a sua gestão de fornecedores é analisar as avaliações referentes aos serviços prestados e checar se o nível de satisfação dos clientes é positivo. Esse detalhe é crucial tanto para o momento de fechar o negócio quanto durante o cumprimento do acordo.

É necessário avaliar periodicamente se o fornecedor ainda é capaz de oferecer o serviço de outrora, assim como verificar se não há envolvimento em nenhum imbróglio jurídico durante o contrato. Neste tipo de tarefa, não descarte a possibilidade de visitar a empresa parceira para uma avaliação mais precisa ou até mesmo uma conversa franca.

Comparar propostas

Tenha sempre em mente: essa tarefa é constante e deve sempre buscar aprimoramento. Exemplo: não é porque você já encontrou um fornecedor bom que não exista outro melhor. O objetivo final é encontrar o fornecedor mais adequado possível para as suas necessidades.

Portanto, sempre compare propostas e busque identificar com antecedência quando há a necessidade de trocar de fornecedor. Assim, você conseguirá manter a melhor qualidade disponível e evitar gastos com rescisões de contratos.

Homologar os fornecedores e monitorar o compliance

Por se tratar de uma parte essencial para o pleno funcionamento de um negócio, é dever da gestão de fornecedores sempre homologar as empresas parceiras para tornar todo procedimento oficial. Desta maneira, você estará respaldado juridicamente em caso de algum contratempo.

Além disso, como falamos nos tópicos acima: a gestão é um exercício constante. Após escolher seu parceiro por meio de um processo seletivo rígido e homologá-lo, sempre verifique a conformidade dos processos dele. Afinal, algum tipo de ilegalidade pode gerar prejuízos não somente a ele, podendo recair sobre a sua empresa também.

Usar tecnologia na gestão de fornecedores

 O uso da tecnologia é indispensável nesse segmento. Com esse tipo de recurso, você conseguirá saber o quanto vendeu, qual a situação do seu portfólio, quais soluções vendem mais rápido, etc. Tudo isso de maneira automatizada.

Portanto, as tarefas de gestão de fornecedores com teor mais burocrático e repetitivo ficarão a cargo da tecnologia; otimizando o processo com mais velocidade e menos falhas.

 

Qual tecnologia utilizar?

 

O sistema ERP, isto é, um software de gestão empresarial, é extremamente vantajoso e é a tecnologia ideal para gerenciar seus fornecedores. De acordo com uma pesquisa do Advanced Market Research (AMR), a redução de custos pode chegar a 85% por fornecedor. Em larga escala, isso representa uma “senhora” economia, não é mesmo?

Portanto, invista nesse tipo de recurso. Em uma competição tão acirrada como a que vemos hoje, a tecnologia é uma questão de sobrevivência. 

A integração automatizada entre diversos departamentos melhora os resultados operacionais: menos custo e tempo, mais lucro e agilidade por meio de uma maior racionalidade e precisão nas tomadas de decisão.

E se você acha que toda essa conversa que tivemos até aqui só se aplica ao segmento de varejo, você está bem enganado. 

A Finch criou a solução X-Gracco, que é capaz de auxiliar na gestão de fornecedores em escritórios e departamentos jurídicos, assim como a plataforma Jurimetria, capaz de medir o desempenho de escritórios.

Agora que você já leu tudo e mais um pouco, já viu que o assunto é sério e apresenta várias vantagens, né?! 

E se quer conhecer alguém que faça uma gestão de fornecedores eficiente, nada melhor que dar uma “olhadinha” na nossa página principal e entender um pouco melhor nosso repertório de soluções para esse tipo de problema.