Finch é destaque no site Inovação nas Empresas


IBM E FINCH LEVAM A COMPUTAÇÃO COGNITIVA PARA A ÁREA JURÍDICA

A IBM e a Finch, empresa de tecnologia para a automação de processos jurídicos, desenvolveram e vão ofertar a todo o mercado judiciário o “Legal Cognitive”, plataforma que dá suporte a profissionais especializados em análises de documentações, gerando informações inteligentes, reduzindo o tempo e aumentando a eficiência do trabalho de apuração de casos a serem julgados.

A solução foi criada a partir da tecnologia IBM Watson e toda a expertise e componentes de inteligência da Finch no setor de legal. Com ela, é possível analisar semanticamente todo o conteúdo de um documento jurídico e, a partir destes dados, fazer análises de probabilidades, comparações com conteúdos de ações simulares, tendências jurisprudenciais e avaliação de situações de fraudes, entre outras necessidades que ocorrem dentro de uma ação judicial. A proposta é que a plataforma dê suporte a escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas e a todo o mercado, funcionando como uma espécie de assistente virtual que torna todo o processo de uma ação mais rápido e eficaz.

De acordo com o diretor executivo da Finch, Armando Buchina, o sistema consegue ler e entender documentos jurídicos e apresentar análises com informações relevantes, concretas e objetivas. “Utilizando a plataforma, um advogado ou gestor jurídico poderá criar estratégias do setor com mais propriedade como, por exemplo, acordos ou defesas frente à litigância ou simplesmente entender o motivo pelo qual ações estão sendo julgadas como procedente (ganho) ou improcedente (perda) frente ao juiz ou região”, comentou.

O líder de Analytics da IBM Brasil, Paschoal D’Auria, explicou que a solução foi construída sob padrões globais da IBM. “Esta plataforma nos permitiu explorar largamente os atributos de nossa tecnologia de Analytics. Tiramos proveito inclusive da inteligência cognitiva do IBM Watson e validamos todos os aspectos de segurança e robustez que o setor jurídico necessita”, afirmou.

A solução já está disponível no mercado e conta com os componentes técnicos das soluções IBM Cognos Analytics (solução completa de BI), IBM Case Manager (gerencia casos integrando informações, processos e pessoas) e IBM Datacap (para captura de documentos e extração de dados para melhoria do gerenciamento de informações), além de uma aplicação pré-construída e recursos de análises de dados da Finch.

Confira a matéria no site Inovação nas Empresas clicando aqui.