Gestão de subsídios transforma jurídico de grande banco


Um bom subsídio pode fazer toda a diferença em um processo judicial. Subsídios são provas, argumentos e informações adicionais apresentados por uma das partes envolvidas para fortalecer a sua posição legal. Podem incluir evidências, precedentes jurídicos, ou interpretações de leis relevantes como um suporte adicional à argumentação, oferecendo aos juízes e jurados uma base mais sólida para decisões. Logo, desempenham um papel crucial na resolução de disputas no sistema judicial.

 

Para setores altamente litigiosos, como bancos, a qualidade dos subsídios pode afetar diretamente os resultados financeiros. Em 2023, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que os bancos representam uma parcela significativa das ações judiciais em curso, evidenciando a necessidade crítica de subsídios robustos e bem elaborados para garantir uma defesa eficaz.

 

Prazos apertados, documentações superficiais e problemas na gestão de informações podem resultar em desfavorabilidade nos tribunais. Reconhecendo essa necessidade, a legaltech Finch desenvolveu uma consultoria especializada, unindo software, especialistas e conhecimento do negócio, para atendimento completo a backoffices de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Assim, é possível gerenciar todas as etapas do processo jurídico — desde a captura de processos até o encerramento. A legaltech acompanha a crescente expectativa do setor por soluções mais tecnológicas para os serviços paralegais, oferecendo features como jurimetria e IA generativa.

 

Com software próprio, a Finch elabora kits de subsídios de alta qualidade para envio à validação de escritórios terceiros, com conteúdo suficiente para a defesa de departamentos nos tribunais ou propostas de acordo à parte contrária, reduzindo os impactos financeiros. E como funciona para o caso de bancos? Vale citar um case de sucesso da legaltech.

 

Para sanar a sua alta taxa de ações desfavoráveis, um grande banco acionou a Finch, delegando a gestão de seu backoffice, incluindo a fase de subsídios, e a mediação com os seus escritórios contratados.

Os objetivos da Finch eram:

a) qualificar os subsídios do banco, a partir de uma gestão mais eficiente do seu backoffice (mais tempo para produção, qualidade dos documentos, conferência das provas);

b) aumentar a favorabilidade;

c) questionar a procedência das ações contra o banco.

 

Para medir os resultados da gestão ativa e avaliar os próximos passos, a Finch propôs uma análise jurimétrica: foram avaliados os primeiros 6 meses de operação nas duas principais regiões do país, conhecidas pelas taxas mais desfavoráveis à empresa. E os resultados foram surpreendentes: provou-se como a qualidade dos subsídios produzidos pela Finch aumentou a favorabilidade do banco nos processos judiciais. A improcedência a favor do banco aumentou em 46%, levando 84% dos casos julgados serem considerados improcedentes. Já a taxa de casos procedentes pela falta de provas do banco foi praticamente nula.

 

A chave para o sucesso dessa parceria foi a integração eficiente de tecnologia e análise estratégica. A Finch não apenas melhorou a qualidade dos subsídios, garantindo a sua eficácia nos tribunais, como também introduziu uma abordagem estratégica inovadora, utilizando a jurimetria para avaliar e aprimorar continuamente a sua gestão. 

 

Essa história de sucesso destaca não apenas o potencial transformador da tecnologia no setor jurídico, mas também a importância de uma abordagem estratégica e orientada por dados na defesa legal, sob gestão do backoffice completo com conhecimento de negócio. Ao investir em subsídios de qualidade sob a gestão de um software, com possibilidade de jurimetria, as empresas podem não apenas mitigar riscos legais, mas também construir uma vantagem competitiva duradoura em um mercado cada vez mais desafiador.