KPIs para a maximização da Eficiência Jurídica: estratégias para o sucesso


 

A busca pela eficiência é um fator obrigatório para alcançar resultados extraordinários nas novas operações jurídicas. A rotina de medição e o monitoramento meticuloso dos Indicadores-Chave de Desempenho, conhecidos como KPIs, desempenha um papel crucial na otimização do funcionamento de um escritório de advocacia. Neste artigo, exploraremos brevemente a relevância dos KPIs e quais estratégias concretas podem elevar a eficiência jurídica.

 

Decifrando os KPIs

 

KPIs direcionam a atenção dos gestores para os indicadores mais importantes. Eles são o alicerce da melhoria dos processos, do estabelecimento de metas e da identificação das raízes de problemas. Em essência, eliminam conjecturas e respaldam a tomada de decisões embasadas em dados concretos.

 

 

Por que os KPIs são indispensáveis?

 

Os KPIs fornecem informações objetivas para avaliar o desempenho de um escritório de advocacia ou departamento jurídico, permitindo a identificação de pontos fortes e fracos e embasando decisões para a gestão do negócio, criação de um business plan, aplicação de metodologias ou frameworks para criar visão, direção e aceleração para tomada de decisão de crescer, adaptar ou inovar.

Ao estabelecer metas mensuráveis, os KPIs também servem de estímulo para que as equipes alcancem objetivos específicos, trabalhando com o mesmo propósito.

 

Selecionando os KPIs mais adequados para o seu negócio

 

O ponto de partida é a identificação dos objetivos específicos do escritório de advocacia ou departamento jurídico, que podem englobar a redução do tempo de resposta aos clientes, o aumento na taxa de resolução de casos, a otimização da gestão documental, entre outros inúmeros alvos. Uma vez definidos os objetivos, a seleção de KPIs para medir o progresso em direção a essas metas torna-se imperativa.

 

Estratégias para alcançar o sucesso

 

Há alguns indicadores básicos fundamentais a título de exemplo, pois cada negócio possui demanda e dores específicas para resolver, sendo necessário analisar com lupa caso a caso para chegarmos aos indicadores específicos:

  • Tempo Médio de Resposta (SLA): mensurar o tempo necessário para responder às consultas dos clientes, o que pode elevar a satisfação.

  • Taxa de Resolução de Casos (vitórias): acompanhar quantos casos foram concluídos com sucesso em relação ao total, auxiliando na avaliação da eficácia da equipe jurídica.

  • Gestão de Subsídios (documentos): avaliar a eficácia dos documentos utilizados para a obtenção de êxito nos casos, identificando oportunidades de melhoria, no foco da produção documental ou retificação de rotinas operacionais do cliente para sanar a dor da perda.

  • Custos Operacionais e Fornecedores: manter controle rigoroso sobre os custos operacionais, incluindo alugueis e pessoas, reduzindo gastos desnecessários inclusive com fornecedores. Necessário sempre revisar todos os contratos e pesquisar o mercado.

  • Despesas com o Processo Judicial (recursos e despesas/garantias): monitorar o valor médio gasto por processo, considerando recursos e custos adicionais, orientado para políticas de acordos eficazes.

  • Satisfação do Cliente (NPS): coletar feedbacks regulares dos clientes para avaliar o nível de satisfação, influenciando positivamente na recomendação dos serviços.

  • Eficiência da Equipe (Operações Jurídicas/Pessoas/Tecnologia): acompanhe a carga de trabalho de cada membro da equipe, distribuindo-a equitativamente para maximizar a produtividade. Saber o TMO (tempo médio operacional) de cada atividade, ter os fluxos em mãos e possuir a real ciência de que cada pessoa está devidamente no lugar e realizando a atividade correta para o seu perfil dentro do fluxo.

 

 

Jurimetria e Operações Jurídicas: uma dupla de sucesso para seus KPIs

 

Sem dados, decisões embasadas tornam-se impossíveis. A jurimetria e as Operações Jurídicas podem ser seus melhores aliados nessa jornada de tomada de decisões fundamentadas. 

Com sua aplicação de métodos quantitativos e estatísticos no campo do direito, a jurimetria analisa tendências, padrões e dados, fornecendo a base essencial para a construção de KPIs no contexto jurídico.

É possível coletar dados relativos a processos judiciais, decisões judiciais, taxas de resolução, entre outros, e aplicar análises estatísticas para identificar tendências. Essas informações podem ser empregadas na criação de KPIs que avaliam o desempenho do sistema jurídico ou de departamentos jurídicos corporativos. Alguns exemplos de KPIs incluem a taxa de êxito em processos judiciais, o tempo médio de resolução de casos e a eficácia das estratégias jurídicas.

As Operações Legais desempenham um papel crucial na construção de KPIs, pois concentram as informações internas de um escritório ou departamento jurídico.

Os profissionais das Operações Legais colaboram com os departamentos jurídicos para estabelecer metas claras, alinhadas com estratégias empresariais, e medidas através de KPIs. Eles estabelecem sistemas eficazes para coletar dados relevantes, como informações sobre casos, prazos e custos legais, analisam esses dados e geram relatórios com insights sobre o desempenho do departamento jurídico, identificando tendências, gargalos e áreas de melhoria.

Com base nas análises, as Operações Legais podem sugerir melhorias nos processos, alocação de recursos e na gestão de casos para otimizar o desempenho e atingir as metas estabelecidas. Isso garante KPIs relevantes e úteis ao longo do tempo.

Em síntese, a combinação de jurimetria e Operações Legais desempenha um papel integrado na construção de KPIs, estabelecendo as bases para a coleta de dados, análise de desempenho e implementação de melhorias no departamento jurídico. Essa abordagem orientada por dados contribui para a eficiência, economia de custos e uma melhor prestação de serviços legais.

 

 

Conclusão

 

Os KPIs são ferramentas inestimáveis para otimizar a eficiência jurídica. A escolha criteriosa e o acompanhamento de KPIs apropriados podem resultar em excelência no âmbito jurídico.

A seleção cuidadosa e o monitoramento constante de KPIs apropriados são a chave para elevar o desempenho do seu escritório de advocacia e departamento jurídico a patamares superiores.

A análise de dados e a adaptação contínua são essenciais nessa jornada. Com a implementação adequada, os KPIs não apenas são instrumentos valiosos, mas também se transformam na chave-mestra para o sucesso em um setor jurídico cada vez mais competitivo e transformador.

Na Finch, possuímos squads especializadas em construção de KPIs jurídicos. Conheça as nossas consultorias.

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Sobre os autores

 

Marina de C. Carvalho Cury, Gerente de Eficiência Jurídica e Jurimetria na Finch e André Alves de Lima Bueno, Gerente de Eficiência Jurídica e Cartório Digital na Finch.

Ambos fazem parte da squad de Eficiência Jurídica e Legal Ops da Finch.