Life Long Learning as competências profissionais desta década e carreiras jurídicas


Entenda como o Life Long Learning​ pode ser um grande aliado na sua carreira no mundo jurídico, frente aos desafios que a transformação digital traz aos profissionais do Direito.

Em nossa jornada, algumas vezes parece que enquanto existem profissionais “voando” em suas organizações, liderando projetos incríveis e revolucionando os serviços jurídicos com pessoas absolutamente felizes e realizadas, existe uma quantidade absurda de advogados e formados em Direito que não está entendendo o que está ocorrendo de verdade, muitas vezes temendo por seus próprios empregos e se perguntando se escolheram a profissão errada. Concordam?

Calma, é normal ter essa sensação em determinadas fases da sua carreira . Você está acumulando “horas de voo” em qualquer atividade que esteja fazendo.

Primeiro, gostaria de compartilhar com você um resultado interessante trazido pelo site https://willrobotstakemyjob.com, que avalia a probabilidade de profissões serem extintas no futuro, substituídas por máquinas.

Quando perguntamos ao site se advogados (lawyers) serão extintos, o resultado é otimista, que calcula um risco inferior a 5% de completa automação da atividade jurídica no mundo, dado, em suma, o elevado grau de originalidade, perspicácia social para lidar com diferentes pessoas, persuasão e negociação envolvidos na atividade jurídica.

Veja, é claro que existem funções humanas que são repetitivas e contínuas nas atividades de suporte à advocacia que podem, e devem sim serem automatizadas, aspecto que consiste em um desafio e oportunidade para comunidade de gestão legal.

É um desafio, na medida em que a gestão de mudanças envolvendo pessoas é um tema sensível para a gestão empresarial em geral, assim como em serviços jurídicos, visto que as pessoas, em regra, possuem um natural e compreensível medo de perderem seus empregos com a chegada de inovações tecnológicas.

Mas é uma oportunidade, na medida em que a maioria dos gestores de sucesso já começa a sonhar com centenas de análises, atividades e atuações práticas que essas mesmas pessoas, hoje presas a atividades repetitivas, poderiam estar fazendo em seu lugar.

Isso não é apenas uma sensação. Estudos do Fórum Econômico Mundial indicam que realmente há uma mudança significativa no quadro de atividades, habilidades e comportamentos desejados nas profissões no mundo, também em virtude da automação.

Mas, curiosamente, o estudo realizado em 2022 conclui que há um saldo positivo de geração de postos de trabalho no mundo em curto prazo em função da automação e tecnologia.

Segundo o órgão, 85 milhões de empregos nos próximos cinco anos poderão ser extintos no mundo em função da automação, enquanto outros 97 milhões de novos empregos serão gerados a partir das novas tecnologias, atividades empresariais e serviços no mundo.

Todavia, se “sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”, precisamos estar preparados para esse movimento, seja enquanto líderes destas mudanças ou pessoas diretamente afetadas por elas. Portanto, minha sugestão é que você se aprofunde em um conceito chamado Life Long Learning, expressão que vem ganhando destaque nas áreas profissional e acadêmica e que, em resumo, pode ser definida como o “aprendizado ao longo da vida”.

 

O que é Life Long Learning?

 

Em resumo, a abordagem do Life Long Learning​ considera que o acelerado processo de transformação digital que estamos experimentando demanda que as pessoas desenvolvam novas habilidades e novos conhecimentos compatíveis com o seu tempo.

Nesta perspectiva, o conhecimento científico que aprendemos há décadas ainda provavelmente é o mesmo de 10 ou 20 anos atrás. Dois mais dois são quatro, a Terra gira em torno do Sol e a água ferve a 100 graus. Fatos, ao menos por ora.

Entretanto, é notório que o contexto profissional, social, emocional, familiar, político, tecnológico, ético, acadêmico, científico, etc. no qual estamos inseridos, não somente é diferente do que era há décadas, mas também continua em constante transformação.

Desta forma, convidamos você a deixar o posto de telespectador das mudanças, sobretudo, no meio de atuação legal que aqui mais nos interessa, para ser agente ativo desta transformação.

Nesta linha de aprendizado, entendemos porque muitos diplomas de especialização e MBAs hoje em dia têm, literalmente, prazo de validade entre 5 a 10 anos, sendo que esse período tende a ser cada vez mais breve.

As instituições sabem que é absolutamente impossível assegurar que algo que é ensinado hoje aos alunos ainda seja atual e relevante no futuro, principalmente, quando falamos de Ciências Humanas em geral, cujas certezas, princípios e dogmas refletem bastante os valores e prioridades da sociedade contemporânea.

O tema é tão importante que a Unesco criou uma Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, baseada na filosofia Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ). A entidade resumiu o life long learning em 4 grandes pilares:

  • Aprender a conhecer: ter prazer em aprender e buscar conhecimento autônomo;
  • Aprender a fazer: 10% do aprendizado é adquirido de cursos, 20% resulta da interação com outros indivíduos e 70% vem de experiências;
  • Aprender a conviver: a interação com outras pessoas permite aprimorar o conhecimento;
  • Aprender a ser: desenvolver autonomia para aprender coisas novas. ​

 

As possibilidades de atuações em serviços jurídicos

 

Em nosso artigo sobre o Direito e as diferentes áreas que atuam em serviços jurídicos, listamos algumas das atividades que já vem sendo exercidas, tanto por advogados que buscaram novos conhecimentos, quanto por pessoas de outras áreas do conhecimento que trabalham com serviços jurídicos, tais como:

  • Cientistas de Dados, atuando em projetos de Jurimetria, KPIs e OKRs;
  • Designers, atuando em projetos de experiência do cliente jurídico e Visual Law;
  • Desenvolvedores de TI, atuando em projetos de plataformas de soluções jurídicas;
  • Analistas Financeiros, atuando em projetos de redução de contingências jurídicas;
  • Relações Públicas, atuando em projetos de ESG com conexão jurídica;
  • Business Partners RH, atuando em estruturação de equipes jurídicas;
  • Bacharéis Jurídicos, atuando em atividades paralegais e suporte.

Dito isto, seja para entender que somos livres para dar à nossa carreira o direcionamento que quisermos, sem perder as relações diretas com o Direito que por vocação desejamos manter, seja para receber as colaborações e contribuições de profissionais de diferentes áreas, devemos estar o tempo todo aptos a aprender coisas novas.

Esse ajuste de pensamento é a proposta para que você aproveite melhor esse processo de digitalização e transformação digital que começa a chegar aos Serviços Jurídicos.

 

Confira as 15 competências mais relevantes para os profissionais até 2025

 

A Neste contexto, ainda explorando o citado estudo do Fórum Econômico Mundial, listamos abaixo as 15 competências mais relevantes para os profissionais até 2025:

 

1. Pensamento analítico e inovação

2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado

3. Resolução de problemas

4. Pensamento crítico

5. Criatividade

6. Liderança

7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias

8. Programação

9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

10. Raciocínio lógico

11. Inteligência emocional

12. Experiência do usuário

13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)

14. Análise e avaliação de sistemas

15. Persuasão e negociação

 

Vejam quantas destas novas habilidades parecem inerentes aos profissionais que hoje atuam com Serviços Jurídicos ou Operações Legais, visto que estes profissionais já parecem naturalmente aptos a atuarem nesta década em virtude da complexidade, risco e impactos para a sociedade que reveste a atividade jurídica.

E quando pensamos na abrangência disto perante toda a sociedade, devemos reconhecer a potência criada quando alguém que tem talento e aptidão encontra uma oportunidade de desenvolvê-lo, como em cursos técnicos, graduações, especializações, etc.

Consideremos ainda que atualmente existe um volume absurdo de informação gratuita no EAD, muitas delas oferecidas até mesmo por instituições formais e tradicionais de ensino, com isso, cresce constantemente o número de autodidatas por aí.

Seja como for, cada vez mais as pessoas têm a oportunidade de desenvolver-se em competências específicas e diferentes caminhos profissionais e pessoais, sempre considerando o tamanho do desafio pessoal de cada um, dado o contexto social e econômico local.

Espero ter colaborado para você sentir-se mais antenado aos movimentos que estão acontecendo no mercado de trabalho, incluindo Serviços Jurídicos e Operações legais, adquirindo conhecimentos para aprender a adquirir e aprimorar conhecimentos, competência muito mais importante nesta década do que qualquer curso ou aprendizado específico pode lhe proporcionar.

 

Sobre o autor

 

Daniel I. P do Amaral Mello é advogado, especializado em Operações Legais, Inovação Jurídica e Governança Corporativa, MBA em Economia e Gestão Empresarial na FIA-USP, Head de Soluções em Operações Legais da Finch.