Afinal, o que é um “ofício” e por que este documento é importante para o seu negócio?
Tratar o ofício adequadamente reduz riscos jurídicos. O documento é a correspondência formal entre duas partes, produzindo efeitos jurídicos a partir do recebimento.
Muitas empresas e escritórios vivenciam o desafio de entender os diferentes documentos do setor jurídico, fazer o controle e dar a devida destinação. Neste processo, um desafio bastante recorrente é como criar fluxos para tratamento adequado dos ofícios.
Como ele é utilizado por órgãos administrativos e judiciais, os erros nos processos internos podem gerar punições. Logo, é importante tirar todas as dúvidas e implementar boas práticas para não ter problemas legais.
Neste conteúdo, explicamos o que é ofício e o que fazer ao receber essa documentação. Continue a leitura!
O que é o ofício?
O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.
Nesse sentido, o ofício tem sempre uma forma facilmente reconhecível:
- nome, símbolos, ícones, brasões e outros sinais distintivos da pessoa ou organização emitente, geralmente na parte superior do documento;
- denominação do documento como ofício e número de registro interno;
- identificação do destinatário; conteúdo da mensagem, ordem ou solicitação;
- data, local e assinatura;
- comprovante de entrega (protocolo, aviso de recebimento etc.).
Uma dica é que a origem do ofício merece mais atenção do que a forma. Isso porque, os documentos emitidos por autoridades públicas podem ter consequências pelo descumprimento, o que não é comum para os particulares.
Quem pode solicitá-lo?
Os remetentes mais importantes são os órgãos públicos administrativos e judiciais. No primeiro caso, temos os Municípios, Estados, Distrito Federal, União e as entidades vinculadas a estas pessoas jurídicas de direito público, contemplando a administração direta, indireta e fundacional. No segundo, os diversos juízes e tribunais, federais e estaduais, espalhados pelo Brasil.
Em alguns casos, o particular pode enviar ofício para essas autoridades, normalmente com solicitações ou em resposta a ofícios enviados. Já a troca entre organizações privadas costuma ter o peso de uma notificação extrajudicial.
Como respondê-lo?
Sabendo o que é ofício, podemos ingressar no principal desafio do gerenciamento: como e quando responder à correspondência. A resposta deve ser avaliada caso a caso, dependendo da comunicação entre o setor jurídico e a administração da empresa.
Ofícios informativos
Se o ofício contiver uma informação, o passo seguinte é encaminhar para o responsável interno. É o caso dos ofícios em que setores da empresa ou organizações trocam informações, bem como usados pelos órgãos públicos para dar ciência de situações e decisões.
Ofício de solicitação
Se o ofício contiver uma solicitação, como entregar uma informação, prestar um serviço, deixar de realizar uma atividade etc., a área responsável deve avaliar a pertinência de cumprir o que foi pedido pelo particular ou pela autoridade pública.
Em algumas situações, será o caso de responder rejeitando o pedido. Em outras tantas, será preciso atender aos requerimentos. E existem ainda as situações em que a empresa pode se antecipar e propor uma medida legal.
Ofício com ordem
O último caso é a veiculação de uma ordem. Tanto nos ofícios particulares como nos públicos, a área responsável deve atuar e avaliar se a determinação está conforme a lei.
Nos ofícios públicos, para não cumprir a determinação, ainda que irregular, será preciso utilizar dos meios legais e propor as medidas cabíveis.
Já nos particulares, as exigências normalmente vêm acompanhadas da ameaça de processar judicialmente a empresa. Logo, a equipe de tratamento de ofícios deve levantar os riscos e identificar a melhor estratégia.
Se houver cumprimento da ordem ou pedido, o ofício deve ser respondido com a comprovação dos atos praticados.
O que acontece se não for respondido?
As consequências variam de acordo com o remetente. Para os ofícios particulares, em regra, o resultado mais grave é a propositura de um processo judicial pela parte que se sentiu lesada.
Nos órgãos administrativos, devemos ficar atentos às multas administrativas e a outras punições. Elas não são comuns neste caso, pois geralmente as autoridades utilizam de notificações quando desejam comunicar irregularidades.
O caso mais relevante são os ofícios remetidos pelo Poder Judiciário, os quais exigem a cooperação do particular com a justiça. Nestes ofícios, os requerimentos são os mais diversos:
- permitir acesso aos livros empresariais;
- fazer algum tipo de baixa cadastral, como no cadastro de inadimplentes;
- conceder dados ou informações sobre terceiros;
- fornecer esclarecimentos sobre fato;
- executar ato necessário ao cumprimento de medidas legais;
- entregar bens de terceiros sob responsabilidade da empresa.
Os ofícios judiciais podem vir com medidas coercitivas ou para buscar a cooperação voluntária em um primeiro momento. De todo modo, os maiores riscos são o ato atentatório à dignidade da justiça, as multas diárias e o crime de desobediência.
Ato atentatório à dignidade da justiça
O ato contrário à dignidade da justiça é causa de punição legal, que pode acarretar aplicação de multa por se comportar de má-fé no processo. O erro mais comum é não atender com exatidão ao ofício, mais até do que deixar de responder.
Multa diária
As multas diárias são valores cobrados para cada dia de descumprimento, começando após o prazo definido pela autoridade.
Crime de desobediência
A desobediência consiste em não cumprir a ordem legal de funcionário público, com pena de 15 dias a 6 meses de detenção e multa. Normalmente, é uma medida utilizada para atingir os representantes ou responsáveis diretos pela obrigação dentro da empresa.
Sendo assim, além de saber o que é ofício, é importante adotar boas medidas de controle e organizar os processos internos. Os riscos podem ser evitados se a empresa tiver uma comunicação eficaz com a área responsável, que deve avaliar as correspondências e indicar as medidas necessárias.
Aqui na Finch, somos especialistas em evitar problemas com ofícios e processos judiciais, enquanto ajudamos sua empresa a digitalizar o setor jurídico de ponta a ponta.
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