Revolucionando o jurídico: como o SoS, IA e Legal Ops estão transformando a gestão legal


Embora a prática jurídica seja frequentemente associada a abordagens tradicionais e processos burocráticos, a transformação do mercado jurídico e a consolidação do Direito 4.0 têm levado gestores e profissionais a uma crescente busca por métodos que modernizem as rotinas jurídicas, priorizando eficiência. Nesse contexto, surgem as Operações Legais - também conhecidas como Legal Ops, que integram tecnologia, processos ágeis e expertise jurídica para otimizar a prática legal de departamentos e escritórios.

Amplamente difundida na área de desenvolvimento de softwares, a Cultura Ágil ganha cada vez mais espaço no ambiente jurídico, mostrando-se como uma ferramenta eficaz para lidar com cenários complexos, dinâmicos e colaborativos. Neste contexto, o Scrum é um dos frameworks mais populares, baseado em ciclos iterativos e autogerenciáveis, conhecidos como sprints, promovendo a entrega contínua de valor de forma incremental e adaptativa.

No entanto, quando lidamos com projetos de maior escala, como no contexto de Legal Ops, surge a necessidade de coordenar vários times que trabalham com Scrum, onde temos a oportunidade de obter ainda mais resultados aplicando o Scrum of Scrums (SoS). 

 

O que é SoS?

 

SoS se caracteriza como sendo o Scrum em escala, em que são criados novos times Scrum unindo representantes de cada equipe Scrum envolvida no projeto ou produto. Eles se reúnem regularmente para compartilhar informações sobre o progresso, discutir dependências e resolver obstáculos. Essa abordagem escalada permite uma visão mais ampla e coordenada do projeto, mantendo os princípios ágeis fundamentais.

A escolha dos representantes de cada equipe scrum é crucial para o sucesso do modelo, devendo ser selecionados os membros que não apenas possuam conhecimento técnico sobre o projeto, mas que também consigam se comunicar muito bem, além de ter uma compreensão abrangente dos objetivos do projeto. Eles devem ser capazes de articular as necessidades de seu time de forma clara e representar os interesses de todos os envolvidos no projeto.

Além disso, as reuniões do SoS proporcionam um ambiente de troca de conhecimento e experiências entre os times, facilitando aprendizado, feedback e melhoria contínua. .

Este modelo de trabalho se encaixa perfeitamente no contexto de LegalOps, mostrando como a combinação inteligente de tecnologia e expertise humana pode alcançar resultados extraordinários em um curto período.


 

 

SoS no jurídico: aplicação à operação de jurimetria

 

Para ilustrar a importância e eficácia de metodologias ágeis no jurídico, vejamos o seguinte case: recebemos o desafio de potencializar a operação de jurimetria da Finch. Para tanto, precisávamos construir um Minimum Viable Product (MVP) destinado a automatizar e escalar a etapa de extração e estruturação de dados de petições iniciais, ações utilizadas em jurimetria, mantendo a precisão mínima de 70%. Os dados também deveriam ser carregados automaticamente em um painel de indicadores. Para desenvolver a solução, contamos com um prazo de 45 dias. 

Foi criada uma equipe SoS com representantes de todas as outras equipes scrums envolvidas na solução (Eficiência Jurídica, Captura de Dados, Inteligência Artificial e Analytics), combinando tecnologia de ponta e o know-how em eficiência jurídica, cujo objetivo foi garantir o desenvolvimento do produto no período proposto. 

Unindo o conhecimento dos especialistas de todas estas áreas no treinamento das IAs (Inteligências Artificiais), mapeamos cenários diversos e coletamos um bom número de exemplos reais para testes. Os dados extraídos com IA foram validados por especialistas jurídicos durante todo o processo de desenvolvimento, o que acelerou a coleta de feedbacks e aprendizado contínuo, contribuindo para melhorias iterativas,resultados excepcionais e entregas muito mais refinadas ao final das sprints.

 

 

Com apenas 45 dias de intenso trabalho e colaboração entre equipes multidisciplinares, com sprints quinzenais, apresentamos orgulhosos os resultados alcançados com nosso MVP, combinando LegalOps, IA e Scrum of Scrums:

Extração automatizada de dados com qualidade

  • Definições de localização e tipo de tramitação do processo
  • Qualificação completa das partes e do tipo de ação
  • Dados completos de fato gerador e causa raiz
  • Datas factuais do litígio
  • Presença de pedidos de liminares e/ou tutela antecipada
  • Existência e valor de danos morais e danos materiais
  • Existência e qualificação de obrigações
  • Valor da causa
  • Lista de pedidos
  • Honorários
  • Argumentos e fundamentações legais do autor
  • Resumo dos fatos

 

Impacto na Eficiência

 

A implementação bem-sucedida do MVP com extração automatizada de dados resultou em precisão superior a 70% , representando uma redução notável de 30% no Tempo Médio de Operação (TMO) da esteira de jurimetria.

Durante o desenvolvimento do projeto, identificamos uma oportunidade adicional de aplicar a mesma solução  em mais um de nossos produtos - o Cadastro de Processos, em que existe o preenchimento dos mesmos campos em relação a documentos de petições iniciais. Dessa forma, liberando tempo valioso para nossos colaboradores se dedicarem a tarefas de maior valor agregado e aumentando a qualidade do produto.

Esses resultados não apenas otimizaram nossas operações, mas também impulsionaram a competitividade e a eficácia de nossos serviços jurídicos, demonstrando o poder da tecnologia e da colaboração entre as áreas de negócio.

 

Como transformar o seu jurídico com a Agilidade

 

Legal Ops representa uma mudança de paradigma no mundo jurídico, integrando tecnologia e negócios para uma gestão mais eficiente e adaptável. O nosso case de sucesso demonstra como essa abordagem pode transformar radicalmente a maneira como lidamos com os desafios jurídicos.

Ao adotar o Scrum of Scrums, coordenamos equipes multidisciplinares para alcançar nossos objetivos, e não apenas aceleramos o nosso desenvolvimento, mas também respondemos rapidamente às demandas do ambiente jurídico em constante mudança.

Após o case de sucesso, a iniciativa já evoluiu com entregas incrementais e de valor, que é o grande objetivo de uma cultura ágil. Além de melhorias no conteúdo extraído de petições iniciais com base no feedback dos nossos especialistas de eficiência jurídica, nosso serviço de extrações com Inteligência Artificial agora já sabe trabalhar com mais tipos de documentos jurídicos, como Publicações, Contestações, Ofícios, Sentenças e Acórdãos. 

LegalOps vai além da automação, é sobre criar uma cultura de inovação e agilidade que permeia toda a organização. Estamos comprometidos em continuar explorando as possibilidades do LegalOps e ajudar nossos clientes a alcançar resultados excepcionais em suas operações jurídicas. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos impulsionar sua gestão jurídica para o futuro.

 

Sobre o autor

 

Gabriella Alves Bueno do Vale é entusiasta da Cultura de Produtos e acumula 13 anos de experiência com Tecnologia, tendo transitado da área de desenvolvimento de software para a gestão de produtos. Na Finch, desempenha o papel de Product Owner e já colaborou em equipes de diversos produtos, incluindo automações, backoffice, inteligência artificial, captura antecipada, BI e Jurimetria.