Tecnologia e habilidades humanas: A conexão eficiente para encerramentos qualitativos


 

A ampla discussão acerca de  inteligências artificiais (IAs), novas tecnologias e todas as funcionalidades potentes que essas transformações podem nos trazer, nos leva a refletir sobre novas formas de atuar no mundo jurídico. Embora grande parte das IAs tenham como objetivo simular as habilidades humanas, é importante destacar que, para nós da Finch, a perspectiva é que a união entre pessoas e tecnologia prevalecerá e continuará sendo um grande diferencial no mercado. 

 

São inúmeros os exemplos do que é possível fazer com IAs no mercado jurídico. Vejamos alguns:

  • Contagem de prazo;

  • Protocolo de petição;

  • Automação de tarefas repetitivas;

  • Análise de dados/Jurimetria.

Além disso, você sabia que podemos utilizar a inteligência artificial na tratativa de encerramentos de processos judiciais? 

O encerramento é a última fase do processo, ato pelo qual o Poder Judiciário certifica a resolução de conflito de interesses nos autos. Em linhas gerais, o encerramento de processos judiciais tem como principal objetivo a redução de base ativa de processos no judiciário. Para escritórios e departamentos jurídicos, o foco se estende para a redução de provisões e contingências, além de contribuir diretamente para melhores resultados para o funcionamento das empresas.

Na Finch, um de nossos valores é a alta performance, e para atingi-la, utilizamos do melhor know how jurídico, com times multidisciplinares e pessoas multifuncionais que possuem expertise para analisar a aptidão de processos para encerramento de acordo com os parâmetros de check list adotados pelo cliente aliados às metodologias ágeis. 

Utilizamos de automações para extração de dados em tempo real e de inteligência artificial para localizar padrões que indiquem aptidão para encerramento nos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho e confirmamos se há alguma pendência sistêmica com o cliente. A partir da revisão rigorosa e detalhista, conferindo a aptidão nos Tribunais e no sistema do cliente, o Encerramento é feito com maior qualidade. Ademais, identificamos padrões que não indicam encerramento, como, por exemplo, quando a parte adversa recorre e há movimentação nos autos acerca desse recurso, impossibilitando o encerramento da pasta. 

A incorporação da inteligência artificial e demais tecnologias no mercado jurídico demonstra ser uma ferramenta valiosa para otimizar processos. Atrelada à capacidade de análise dos dados e informações da expertise do time multidisciplinar, vinculadas às regras de negócio dos clientes, demonstra que a conexão humana e tecnológica é essencial para os melhores resultados e qualidade nas entregas.

 

 

Na Finch

 

 
Na Finch temos soluções completas para encerramento judicial, bem como administrativos. Ficou interessado? Contate nosso Time Comercial para entender todas as funções.

Sobre o autor

 

Gabriel Teixeira Gomes e Iandra K. Vieira de Moura Luciano são Analistas de Operações na Finch e atuam diretamente com Alvará Judicial e Encerramento de Processos Judiciais.