A importância da experiência do usuário no uso de ferramentas jurídicas


O termo UX design, ou Design de Experiência, refere-se a uma metodologia que tem como objetivo entregar experiências melhores aos usuários de serviços e produtos digitais ou físicos.

No contexto de mercado atual, cada vez mais hipersegmentado e digitalizado, o UX design se torna indispensável, à medida que desempenha técnicas e estratégias para tornar a jornada do cliente e interações cada vez mais fluidas. Com o universo jurídico não seria diferente.

Por que não tornar os sistemas jurídicos e processos mais simples e acessíveis? O que antes poderia ser uma pergunta retórica agora é uma obrigatoriedade.

 

Qual é a diferença entre UX e UI Design?

 

UX (User Experience)

 

Aborda a experiência geral do usuário com um produto digital, todo o seu percurso, seus pontos de contato com as ferramentas e dificuldades, buscando entender o raciocínio e expectativa do usuário.

 

UI (User Interface)

 

Atua com foco na interface, desenvolvendo métodos que facilitam o entendimento visual do usuário, para que ele consiga cumprir suas tarefas com excelência, utilizando elementos visuais, interativos e funcionais para que tudo aconteça de forma fluída e fácil.

 

Qual é a importância do UX na área jurídica?

 

Toda essa metodologia, quando destinada às práticas jurídicas, aplica os mesmos princípios para o design de leis e políticas públicas. O Legal design e o Visual law, por exemplo, que utilizam do método de pesquisa UX/UI design, atuam para que o setor jurídico seja cada vez mais mais claro e estratégico, o acesso à informação seja simplificado e os fluxos processuais descomplicados.

 

Legal Design

 

Refere-se a aplicação do design focado no usuário ao mundo do direito, para tornar os sistemas e serviços jurídicos mais centrados no ser humano, descomplicados e satisfatórios por meio do uso de ferramentas e métodos como UX e design.

 

Visual law

 

Conclui-se que o LMS é como uma grande engrenagem para os clientes, visto que a sua otimização e automação auxilia no desenvolvimento e consequente geração de valor na gestão. Sendo assim, é imprescindível a sua aplicação nos dias atuais. Além do mais, o gerenciamento de serviços possibilita a otimização em outros processos internos, uma vez que acaba por fazer parte da rotina.

 

 

As pesquisas com os usuários são uma parte fundamental do UX UI Design. Elas ajudam a entender as necessidades, expectativas e desafios dos usuários durante o uso de softwares. Com as informações coletadas nas pesquisas, é possível criar soluções que melhorem a experiência do usuário e atendam suas necessidades de forma mais eficaz.

 

 

Cases de sucesso

 

Existem muitos cases de sucesso de UX Design, como o redesign de uma famosa empresa online de serviços de hospedagem. A empresa realizou pesquisas extensas com os usuários para entender como poderia melhorar a experiência de reserva de acomodações.

Com base nas informações coletadas, a empresa redesenhou a interface do usuário e adicionou recursos que tornaram o processo de reserva mais simples e intuitivo. Como resultado, o aplicativo teve um aumento significativo na satisfação do usuário e na taxa de conversão de reserva.

Outro exemplo comum são empresas de Marketplace, que se concentram fortemente na experiência do usuário. Muitas possuem sites projetados para facilitar a compra de produtos e oferecer uma experiência de navegação personalizada para cada usuário. Algoritmos sofisticados são utilizados para recomendar produtos com base no histórico de compras e nas preferências do usuário.

 

A inovação jurídica é agora!

 

Em resumo, a experiência do usuário é uma abordagem de extrema importância e imediata, focada na criação de práticas digitais eficazes e agradáveis para os usuários e suas demandas, nesse caso, jurídicas.

Não existe mais espaço para processos complexos, excesso de burocracia e atividades improdutivas.

A Finch utiliza todos esses recursos para fazer com que as ferramentas jurídicas sejam utilizadas de forma descomplicada e funcional, gerando aumento de performance e produtividade para o cotidiano do setor.

E aí já conhece a Finch? Venha conhecer quem busca melhorar sempre a experiência de uso de seus produtos.

 

Sobre o autor

 

Marcelo Rino, Coordenador de UX da Finch, Professor de Design, Doutorando em Mídia e Tecnologia, Mestre em Mídia e Tecnologia, Pós graduado em Marketing.