O impacto do Cadastro Assertivo no fluxo processual


Há mais de 20 anos a rotina diária dos departamentos jurídicos vem sendo aos poucos modificada pela evolução tecnológica. Uma das grandes mudanças de grande impacto é o cadastro assertivo no fluxo processual.

 

Como a tecnologia afeta os departamentos jurídicos?

 

Vemos um marco por volta dos anos 2000 quando a tecnologia – computadores – era vista apenas como um meio de substituição para o uso da máquina de escrever para aos poucos assumir posição central no desenvolvimento das atividades realizadas nesses departamentos. Em 2006, a regulamentação dos processos eletrônicos (Lei 11.419/2006) impulsionou essa transformação.

Com o avanço do processo eletrônico e a consequente digitalização das ações nos Tribunais, houve um fomento à judicialização de novas ações, em virtude da facilidade para proposição e acompanhamento delas, abrindo as janelas do mundo tecnológico para o jurídico, pois a tecnologia trouxe aos Tribunais métodos para a gestão das informações, bem como ofertou suporte ao peso dos dados gerados em cada ação proposta.

Quando lidamos com processos das áreas de massificado, temos muitas atividades desenvolvidas nos departamentos jurídicos, que podem assemelhar-se àqueles presentes nos meios industriais, pois os atos subdividem-se em esteiras de tratamento, o que possibilita maior produtividade para os seguimentos, uma vez que essas, desenvolvem métodos para aperfeiçoar o olhar do analista jurídico com o intuito de identificar pontos focais em sua atividade, facilitando e antecipando o fluxo das demais esteiras de atendimento.

Nota-se que os departamentos jurídicos que voltam seu atendimento para esse seguimento processual têm optado pela padronização destes processos, como meio de unificar o entendimento de matérias repetitivas, elaborar teses especificas para tratamento dessas alegações, resultando em decisões mais favoráveis para o contratante. Para isso, os mesmos adaptaram seu fluxo operacional, utilizando-se de táticas de setorização das atividades como forma de ampliar a qualidade na prestação do atendimento, bem como a volumetria dos dados tratados.

 

A importância do papel desempenhado pelo time de cadastro

 

Dentro deste fluxo de fracionamento de tarefas, vemos que o Cadastro – para muitos – é visto como uma tarefa banal, contudo o dia a dia mostra que a realidade é oposta ao conhecimento geral. Tal afirmativa encontra-se fundamentada no papel central desenvolvido por este setor, pois cabe ao mesmo a recepção, o tratamento, bem como gerenciamento do intenso fluxo processual recepcionado.

Aqui já se nota a importância do papel desempenhado pelo time de Cadastro, ou seja, a captação e categorização inicial das informações processuais, além de denotar a importância da assertividade do cadastro realizado, haja vista a necessidade de rápido tratamento dos prazos recepcionados. Assim, havendo atrasos dentro da rotina desta equipe ou, a presença de equívocos pontuais na execução da análise, afetará todo o fluxo das esteiras de atendimento por meio de um efeito cascata, impactando na entrega do produto ao cliente.

Por outro lado, quando o time alcança os resultados desejados em relação ao tratamento da demanda recepcionada, mantendo a qualidade na obtenção dos dados, permite as demais esteiras uma multiplicidade de vertentes para operar sobre a lide de seu cliente, possibilitando o encerramento dessa ainda em fase inicial por meio de propostas de acordos favoráveis ao cliente, assim com a conversão total ou parcial das possíveis sentenças de condenação, através da agilidade na obtenção de pacotes de subsídio, reduzindo o impacto negativo sob a imagem e ao erário do cliente.

 

Entenda os efeitos do Cadastro Assertivo no fluxo processual

 

Não é exagero afirmar que o Cadastro é a chave para a obtenção de sentença mais favorável e agilidade durante o tratamento da lide, pois assim como um cadastro pleno fomenta a captação de documentação e a rápida intervenção processual, a falha nesta fase primordial de atendimento ocasiona falsos fluxos de trabalho para as demais esteiras e, caso a identificação da falha tarde a ser realizada, impactará no cumprimento dos prazos em curso.

Assim, pontua-se que o Cadastro Assertivo no fluxo processual impacta:

  • Na identificação e captação de informações processuais, pois torna mais rápida a localização das informações para tratamento pelo cliente e pelos patrocinadores das ações;
  • No tratamento do fluxo processual, uma vez que possibilita uma análise mais rápida, antecipando a obtenção das provas necessárias para a elaboração de defesas e/ou propostas de acordos;

 

Na obtenção de dados para análises de Jurimetria, o que possibilita a leitura antecipada das prováveis decisões do Judiciário para determinadas matérias.

Deste modo, vê-se que o Cadastro é de extrema relevância para a gestão do fluxo processual e impacta as demais esteiras de atuação nos departamentos jurídicos, haja vista ser a base da obtenção das informações para elaboração de todos os atos que acompanharam a ação até seu encerramento.

 

Sobre a autora

 

Maryelly Caroline Dias Barbosa é advogada e atua no time de cadastro LMS da Finch.