O que é OKR e como foi a experiência no Cartório Digital


Um método criado para maximização do alinhamento organizacional, o OKR leva a visão de propósito da empresa para toda a organização através do planejamento estratégico, proporcionando alinhamento, transparência e comprometimento entre todos. Continue e leitura e conheça mais dessa ferramenta e como foi a experiência da sua aplicação no cartório digital!

 

O que é OKR?

 

Essa abordagem criada por Andy Grove em 1968 na Intel e introduzida por John Doerr no Google em 1999, tem sido utilizada em muitas organizações, especialmente no Vale do Silício.

A sigla OKR significa Objectives and Key-Results, traduzindo para o português, “Objetivos e Resultados-Chave”.

Os Objetivos definem “o que” você quer atingir de forma a inspirar e motivar os envolvidos. E os Resultados-Chave definem “como” você pretende atingir os objetivos através de métricas com check-ins periódicos.

 

Os benefícios organizacionais do uso de OKRs

 

Consolidação de propósito

Você tem um propósito de vida? Qual é? E a organização na qual você trabalha, tem um propósito? Como o seu propósito de vida se articula com o propósito da organização na qual você trabalha?

Segundo Antoine de Saint-Exupéry, “se você quer construir um navio, não chame pessoas para juntar madeira ou atribua a elas tarefas, mas sim, ensine-as a desejar a infinita imensidão do oceano.”

Empresas com propósito estão cada vez mais preocupadas em engajar colaboradores, fidelizar consumidores e construir marcas fortes. Já é sabido: negócios que mobilizam as pessoas, criam significados e laços de coletividade.

O OKR tem a missão de trazer clareza do propósito da empresa através dos objetivos e resultados-chaves para toda a organização. Cada time terá iniciativas diferentes, cada colaborador contribuindo com o que faz de melhor para o mesmo OKR.

Motivação e engajamento

Os OKRs são construídos por todos! Os OKRs estratégicos anuais são apresentados para os times táticos que se inspiram para criar seus próprios OKRs trimestrais, que por sua vez, são apresentados aos times operacionais que também se inspiram e criam seus OKRs que derivam as iniciativas.

Esse processo faz com que as pessoas sejam ouvidas, boas ideias surjam e haja mais clareza de como cada atividade contribui diretamente para os objetivos da empresa, alinhando as necessidades e expectativas de todos os envolvidos.

Transparência e alinhamento organizacional

A comunicação aberta da Estratégia, Objetivos e Indicadores-chave para toda a organização é uma quebra de paradigma, uma vez que informações estratégicas não são normalmente divulgadas. Mas, com a mudança de cultura para uma gestão de metas transparente do OKR, temos o alinhamento da força de trabalho e o aumento do engajamento.

Priorização do trabalho

Com os OKRs definidos, os times têm foco de onde devem canalizar suas energias, a clareza necessária para descartar solicitações que não contribuem com as metas, e assim, colaboram para o empoderamento dos funcionários em todos os níveis para tomada de decisões.

Geração de indicadores para medição de progresso

Para mensurar os objetivos definidos, são necessárias a análise e a organização dos dados da empresa que serão usados como base para a elaboração dos Resultados-Chave, com critérios claros, mensuráveis, quantitativos e que entreguem valor para a organização e seus clientes.

Acompanhar o alinhamento organizacional

Para o acompanhamento, são feitas reuniões de planejamento, fechamento anuais e trimestrais, como também check-ins semanais, na maioria das vezes. É preciso ter disciplina para o acompanhamento dos indicadores, com análise e possível mudança de rota sempre que necessário.

 

Dicas para começar a utilizar OKRs

 

  • Adapte a metodologia para as suas necessidades;
  • Implemente-a por etapas a partir de um piloto;
  • Defina ciclos curtos (três meses);
  • Tenha um líder e alguns embaixadores que serão especialistas na metodologia;
  • Acompanhe a evolução das metas (semanal).

 

A experiência do OKR no Cartório Digital

 

Com a evolução da transformação digital da empresa, ocorreu a implantação do “Scrum of Scrum” nos times de operação e tecnologia que já trabalhavam juntos no Cartório Digital, vertical da Finch que realiza a virtualização dos serviços cartorários extrajudiciais.

Com uma melhor sintonia pautada pelas cerimônias e valores do Scrum, e com a necessidade de um direcionamento único, iniciamos as primeiras conversas a fim de adotarmos o OKR.

Começamos de forma simples e com uma cadência rápida: foram feitas apresentações sobre a metodologia, com o intuito de propagar o conhecimento e, na sequência, fizemos reuniões para exercitar a escrita dos primeiros OKRs, com foco na estratégia, e com a colaboração de pessoas com diferentes visões.

Assim, surgiram os três objetivos do Cartório Digital e seus resultados-chave para o trimestre! Eles foram compartilhados com os todos os envolvidos.

Durante o trimestre, semanalmente, reunimo-nos para acompanhar os resultados-chave que não só mostravam se estávamos perto de atingir os objetivos ou não, mas também indicavam o aumento do engajamento e alinhamento dos times, esclarecendo o que realmente precisava ser feito, com mais entregas de valor ao cliente.

Com a utilização da metodologia, conseguimos alguns benefícios já nas primeiras semanas:

  1. Conseguimos focar a comunicação no resultado;
  2. Durante as reuniões, percebemos que estávamos focando em itens que não estavam nos objetivos, o que nos fez acrescentá-los no OKR;
  3. Os times conseguiram focar suas ações para cumprir os objetivos.

Antes mesmo de terminar o trimestre, foram iniciadas as reuniões para definir os próximos OKRs. Entendemos que os anteriores tinham características táticas, e para as próximas semanas, a ideia é definir os OKRs estratégicos, para serem desdobrados em táticos e operacionais.

Estamos no segundo trimestre e evoluindo com o OKR à medida que é praticado e aprendido. Afinal de contas, é uma mudança de cultura e é importante dar um passo de cada vez. Já percebemos uma equipe muito mais alinhada, engajada e motivada.

 

Sobre a autora

 

Fabiana Amatti Marques, Gerente de Projetos com as certificações internacionais PMP, CSPO e CSM e cursando MBA. Atua como Gerente de Projetos desde 2005, em 2016 se especializou em agilidade e na Finch é Agilista.

 

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