Selo energia 100% renovável: conheça os critérios da certificação


Organizações que conseguem implementar práticas sustentáveis, não apenas contribuem para a sociedade, mas podem obter o reconhecimento de suas iniciativas. Entre as certificações que se destacam na responsabilidade socioambiental, encontramos o selo energia 100% renovável.

O selo energia 100% renovável é concedido pelo Witzler Esco, uma das plataformas de referência na área de gestão energética. Nela, as empresas precisam demonstrar o compromisso com o meio ambiente, tanto na origem como nas consequências do consumo de energia das atividades.

Logo abaixo, explicamos como funciona a certificação e quais são os benefícios para as empresas. Continue a leitura!

 

O que é selo energia 100% renovável?

 

O selo energia 100% renovável é concedido após um processo de avaliação realizado pela Witzler Esco. Para conquistar a certificação, a empresa precisa preencher dois requisitos principais:

  • usar 100% de energia produzida por fontes renováveis (água, ar, raios solares, biomassa etc.);
  • reduzir a emissão de Gás Carbônico (CO₂) em 90%.

 

A Witzler Esco é uma empresa voltada para a área de consultoria e gestão de energia. Sua proposta é ser uma plataforma de soluções energéticas, ajudando as empresas a implementarem novas fontes com apoio intelectual e soluções de inovação. Portanto, a plataforma atua no chamado mercado de energia livre. É um ambiente de negócios em que existem opções de escolha quanto aos serviços contratados e fontes utilizadas, ao invés da obrigação de comprar energia de um único fornecedor.

usar 100% de energia produzida por fontes renováveis (água, ar, raios solares, biomassa etc.);

reduzir a emissão de Gás Carbônico (CO₂) em 90%.

A Witzler Esco é uma empresa voltada para a área de consultoria e gestão de energia. Sua proposta é ser uma plataforma de soluções energéticas, ajudando as empresas a implementarem novas fontes com apoio intelectual e soluções de inovação. PortantoEntão, a plataforma atua no chamado mercado de energia livre. É um ambiente de negócios em que existem opções de escolha quanto aos serviços contratados e fontes utilizadas, ao invés em vez da obrigação de comprar energia de um único fornecedor.

 

Como funciona a certificação?

 

O selo energia renovável é concedido em parceria com o Serviço Brasileiro de Certificação (SBC). Essa instituição com mais de 20 anos de atuação tem a função de auditar os protocolos e avaliações utilizadas. Logo, assegura que os interessados sejam submetidos a uma avaliação justa.

A certificação acontece com a adequação das práticas empresariais ao protocolo GHG, que foi criado pela Witzler Esco. Além disso, a aquisição de energia deve ocorrer dentro do ACL (Ambiente de Contratação Livre).

Entre outros, a empresa precisa preencher os requisitos de redução de gases poluentes e uso de energia 100% renovável. Logo, vai além do cumprimento da lei e compliance jurídico, abarcando uma adequação voluntária a padrões de qualidade, que é uma das características da responsabilidade social.

A certificação apresenta, pelo menos, três etapas:

1. primeiramente, as empresas buscam entender seus estágios em relação aos protocolos adotados;

2. a seguir, recebem orientações de especialistas para realizar as mudanças necessárias;

3. por fim, se tudo estiver dentro dos requisitos técnicos para certificação, são avaliadas e reconhecidas por suas práticas.

 

Quais são os benefícios da certificação?

 

Ao promover mudanças e atingir os critérios, a empresa recebe o selo energia 100% renovável. Essa certificação vai impactar os negócios de diferentes maneiras.

Desenvolver práticas sustentáveis

Um primeiro benefício é que a empresa precisa verdadeiramente transformar as suas práticas. É preciso desenvolver ações concretas na área de responsabilidade socioambiental, o que representa melhorias para a organização.

Ter acesso à concorrência no fornecimento de energia

O caminho até obter o selo também é de pesquisa e comparação entre diferentes fornecedores de energia. Dentro do conceito de energia renovável, encontramos as fontes hídricas, solar, eólica, biomassa, entre outras. E a empresa inicia um processo de avaliação das melhores ofertas, dentro do mercado livre de energia.

Agregar atributos positivos de marca

Ademais, o certificado vincula atributos positivos à imagem da organização, ligados à conscientização sobre as questões climáticas e o uso de energia sustentável. Com isso, tem diferenciais em relação aos concorrentes, tanto marca de consumo como marca empregadora.

Diversas marcas de referência em suas áreas contam com o selo energia 100% renovável. Unimed, Mandaliti, PPA e Rede Confiança Supermercados são alguns exemplos. Na área de serviços e inovação jurídica, a Finch vem desenvolvendo ações ligadas à responsabilidade social e ambiental.

Entre as medidas, reduzimos as emissões de gases poluentes em mais de 90% e usamos 100% de energia renovável em nossas operações. Com isso, recebemos o selo da Witzler Esco como reconhecimento das boas práticas.

Em síntese, dentro do contexto das suas atividades, as empresas podem avaliar novas formas de atuação e responsabilidade social. O selo energia 100% renovável comunica essas melhorias ao mercado e recompensa as iniciativas com atributos positivos de marca.

Gostou de conhecer a certificação? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e leve essas informações para os seus colegas e parceiros de negócios!