BI: confira como a aplicação no setor jurídico pode trazer vantagens para a empresa!


Não existe mais espaço para decisões sem embasamento na gestão de qualquer tipo de negócio. O momento é de valorização dos dados e como traçar as melhores estratégias para maior assertividade nas escolhas. Nesse contexto, se faz necessário aproveitar as novas ferramentas proporcionadas pelo avanço tecnológico. Uma das principais é o Business Intelligence (BI), que falaremos agora.

BI pode ser traduzido como “inteligência empresarial” e definido como um método de coleta e análise de dados. O BI no setor jurídico é muito bem visto e uma das principais tendências para os próximos anos. Este procedimento permite armazenar, organizar e interpretar dados para otimizar a área jurídica de sua empresa.

Para que você entenda a importância do BI, iremos debater o tema por meio dos seguintes tópicos:

  • Qual a atuação do BI no setor jurídico?;
  • Como implementar o BI no setor jurídico?

Se você deseja oferecer todo suporte necessário para a infraestrutura de sua empresa e garantir o bom funcionamento da área jurídica, esse texto pode te ajudar bastante! Vem com a gente!

 

Como BI atua no setor jurídico?

 

Apesar de ter sido criado para o setor de indústrias, já está mais do que comprovado que esse tipo de software é muito bem vindo em departamentos jurídicos ou em escritórios de advocacia.

Afinal, se sua rotina é feita de tomadas de decisão, é importante ter o maior embasamento possível para tal. Para isso, nada melhor do que contar com a precisão que só a análise de dados pode proporcionar.

Não contar com esse tipo de tecnologia representa uma desvantagem considerável no mercado. Pode até mesmo ser visto como um sinal de amadorismo e representar um desgaste na imagem de sua empresa. Vamos agora falar sobre as maiores vantagens competitivas que o BI no setor jurídico de uma empresa oferece:

Otimização de processos

 

O software de BI no setor jurídico permite coletar, armazenar, organizar e analisar dados, permitindo que o gestor seja capaz de mapear o processo interno de sua empresa e identificar pontos que necessitam melhorar. Ao rastrear e identificar gargalos, há a possibilidade otimizar processos e executar as atividades com mais agilidade e precisão.

Minimização de erros e antecipação de problemas

 

Além de ser uma ferramenta estratégica para ações futuras, também atua de forma preventiva e minimiza erros. Como o BI visa automatizar a maior quantidade possível de tarefas, a quantidade de erros humanos cai drasticamente. Já a antecipação de problemas se dá por conta da capacidade de cruzar dados e identificar com antecedência futuras adversidades.

Desse modo é possível evitar o problema em questão ou ao menos amenizar seu impacto.

Redução de custos

 

A economia ocorre em função de diversos fatores. A automação de tarefas permite reduzir o quadro de funcionários e diminuir a ocorrência de falhas que causam prejuízos financeiros.

O aspecto financeiro também é impactado positivamente, já que você conseguirá tomar decisões cada vez mais assertivas por meio da análise de dados e, assim, maximizar seu lucro.

 

Como implementar o BI no setor jurídico?

 

O BI no setor jurídico é extremamente vantajoso, mas sua implementação e execução não são feitas de forma mágica. Trata-se de um processo que demanda apoio de outros tipos de tecnologias jurídicas.

É necessário modernizar o setor e estabelecer alguns passos para que você consiga usufruir ao máximo do software jurídico escolhido. Os passos recomendados são:

  • Garantir que os colaboradores tenham acesso ao BI;
  • Estabelecer uma cultura de comprometimento com a integridade dos dados;
  • Segmentação de dados;
  • Categorização e criação de relatórios de acompanhamento;
  • Garantir que os colaboradores responsáveis pelas tomadas de decisão acreditem na análise de dados e sejam capazes de utilizá-la como aliada.

Tendo cuidado e atenção com estes detalhes, você aproveitará todas as funcionalidades do BI para otimizar os recursos de sua empresa!

Se você quer se manter informado sobre mais tecnologias que trazem vantagem competitiva no mundo jurídico, leia nosso conteúdo sobre a relevância dos documentos digitais nesse segmento!