Como usar a tecnologia de gestão jurídica para ganhar escalabilidade no setor?


O setor jurídico não é diferente de outras áreas. Com os negócios evoluindo, a complexidade e os custos também crescem. Assim, é necessário tecnologia de gestão para ter escalabilidade.

O termo significa que o custo não evolui proporcionalmente ao tamanho do negócio, tornando o empreendimento mais lucrativo, pois as receitas aumentam e as despesas diminuem.

Para isso, é essencial entender a gestão jurídica escalável com o uso da tecnologia da informação. Continue a leitura e conheça soluções relevantes para o desenvolvimento de escritórios e departamentos da área. Acompanhe!

 

A importância da escalabilidade nos empreendimentos jurídicos

 

O crescimento vem sempre acompanhado de desafios de gestão. Os processos gerenciais suficientes para suportar a demanda requerem mais recursos e pessoas para serem executados quando não contam com a tecnologia de gestão necessária.

Um escritório que dobra de tamanho não precisa, necessariamente, do dobro de profissionais para dar conta do trabalho, pois há um salto de capacidade produtiva quando usamos a tecnologia.

Para um software jurídico, o esforço de gerir 1000 processos judiciais não é muito maior que a gestão de 10. Os recortes e andamentos coletados, assim como as notificações enviadas aos advogados, continuam sendo realizadas em poucos minutos.

Portanto, o crescimento otimizado de qualquer operação passa por um planejamento estratégico em relação à tecnologia. No setor jurídico, temos excelentes opções, atendendo às demandas e exigências de mercado.

 

As soluções de tecnologia de gestão que trazem escalabilidade

 

As soluções de tecnologia jurídica avançaram nos últimos anos. Atualmente, existem excelentes produtos para que o negócio e a operação cresçam, com custos enxutos e elevada lucratividade.

Confira a seguir algumas soluções!

 

Armazenamento de dados na nuvem

 

A computação em nuvem dispensa a aquisição de equipamentos físicos para expandir a capacidade do escritório.

No máximo, a expansão criará a necessidade de adquirir um pacote de serviços junto ao fornecedor, mas com um custo infinitamente inferior de compra, instalação e manutenção de servidores físicos.

 

Automação de processos

 

Outra solução fundamental é a automação. Com o crescimento do escritório, o trabalho manual e repetitivo atrasaria outros processos, caso as funções não pudessem ser realizadas pelos softwares.

Dessa forma, a automação é decisiva para os custos, pois a folha salarial é a principal despesa das organizações. Assim, ao conseguir gerir com uma equipe enxuta, a tecnologia de gestão jurídica torna a operação escalável.

 

Inteligência Artificial

 

Enquanto a automação elimina tarefas repetitivas, a Inteligência Artificial aplica raciocínios similares aos humanos em larga escala. Dois  usos representativos são as jurimetrias analítica e estratégica.

Na jurimetria analítica, o setor jurídico consegue descrever seu cenário atual, agrupando informações e aplicando indicadores de desempenho. Com ela, é possível organizar as referências sobre os processos judiciais e acompanhar:

  • resultados;
  • quantidade de ações;
  • valor da causa;
  • partes envolvidas.

 

Já na jurimetria estratégica, também chamada de preditiva, é possível prever cenários para tomar as melhores decisões, planejando a abordagem para cada demanda, incluindo:

  • avaliar o melhor momento para um acordo;
  • estimar o impacto financeiro de uma demanda;
  • levantar teses para defesas.

 

Ambas as soluções, diferentemente do trabalho manual, têm precisão com mais informações disponíveis. Portanto, operam muito bem quando escritórios e departamentos jurídicos produzem volumes de dados.

 

Equipes Finch

 

Uma tecnologia exclusiva da Finch que facilita a escalabilidade é o sistema de esteira de trabalho. Nela, os processos são organizados automaticamente como uma linha de montagem de fábrica.

Dessa forma, mesmo que se tenha um grande número de demandas judiciais, é possível trabalhar com eficiência, minimizando erros e proporcionando direcionamento para cada demanda.

 

X-Gracco

 

Um excelente ponto de partida é buscar uma tecnologia de gestão que consiga se adaptar aos diferentes momentos do escritório ou departamento. Assim, é possível manter a solução de forma estratégica, independentemente do tamanho do seu negócio.

Na Finch você encontra o X-Gracco: sistema de gestão de processos jurídicos com metodologia exclusiva, que permite gerenciamento processual completo e se adapta à realidade de cada cliente.

Dessa forma, a tecnologia garante, além de eficiência e excelência nos processos empresariais, a rápida escalabilidade das operações.

Contando com diversos recursos que impactam os custos e a produtividade, o software oferece um fluxo de trabalho customizável para as necessidades da empresa.

Portanto, você terá a tecnologia de gestão ideal para alavancar seu escritório ou departamento jurídico, ampliando a capacidade operacional e mantendo os custos sob controle. Com a gestão jurídica, é possível maximizar a lucratividade dos negócios.

Confira as soluções de tecnologia e gestão jurídica da Finch e otimize os processos internos!