Desafios da gestão jurídica: como as Operações Legais podem ajudar


 

Operações Legais, também conhecidas como Legal Operations (Legal Ops), são um conjunto de ferramentas administrativas, gerenciais, tecnológicas, operacionais e acadêmicas relacionados à gestão jurídica de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

O impacto das Operações Legais: Um dos benefícios mais citados na criação ou organização de uma área de Operações Legais é a liberação dos advogados para a execução de atividades técnicas inerentes à advocacia — deixando a série de outras demandas de suporte concentradas na nova área sob processos e ferramentas que visam a agilidade.

E desse benefício se desdobram outros: a nova organização de atividades, em processos mais eficientes e utilizando ferramentas de automação, otimiza recursos financeiros e aprimora a gestão do conhecimento humano, resultando em uma melhor entrega de valor aos clientes e maior rentabilidade ao negócio.

A Gestão Jurídica diz respeito às competências de planejamento, organização, direção e controle aplicadas às particularidades do setor. É a chave para ter processos de gestão mais eficientes, alta qualidade nos serviços e bom desempenho das equipes.

Ser mais eficiente nessa área significa entregar ótimos resultados financeiros e operacionais. Contudo, uma série de desafios internos e externos se colocam como obstáculo ao sucesso dos departamentos e escritórios.

Neste conteúdo, mostramos por que as Operações Legais são a chave para superar os obstáculos e melhorar os resultados do setor jurídico. Continue a leitura!

 

A importância da gestão jurídica para escritórios e departamentos

 

O trabalho dos escritórios e departamentos jurídicos vai além de dar respostas técnicas às questões apresentadas. As causas repercutem na vida dos clientes, assim como nos resultados financeiros e operacionais das empresas.

Por isso, o setor precisa ficar atento ao valor gerado por suas atividades. De um lado, é preciso ter o máximo de benefício em cada demanda com o mínimo de sacrifício. De outro, o conjunto de atividades deve atingir um desempenho financeiro e operacional satisfatório.

A gestão jurídica é fundamental para que esse sistema funcione. Com ela, vamos minimizar o valor consumido (tempo, esforço e recursos financeiros); maximizar as entregas (prazos cumpridos, processo finalizado e rendimento em cada demanda), a partir de:

  • planejamento;
  • organização;
  • controle;
  • direção das atividades.
     

Uma boa administração cria as condições para que os profissionais utilizem suas competências da melhor forma possível. Trata-se de garantir que eles terão processos de trabalho eficientes com:

  • incentivos;
  • tecnologia;
  • informações;
  • recursos necessários.

 

 

Quais são os principais desafios?


O desafio-chave é que os profissionais de escritórios e departamentos jurídicos enfrentam dificuldades para adaptar a dinâmica de uma gestão empresarial para o contexto jurídico. Assim, encontramos uma série de barreiras para que o setor tenha um ótimo desempenho.
 

Baixa maturidade dos processos de gestão


Um exemplo recorrente é a baixa maturidade dos processos de gestão, com atividades administrativas mais informais e aleatórias. Faltam padrões para realizar a gestão, assim como a busca por melhorá-los continuamente.
 

Falta de visibilidade e controle das atividades


Outro problema recorrente é a dificuldade no controle de prazos e atividades. Não há um local centralizado em que tudo esteja organizado adequadamente. Com isso, os profissionais têm dificuldades para entender o que está acontecendo e planejar as providências.
 

Ausência de uma metodologia para os serviços jurídicos


Sem gestão, os serviços jurídicos carecem de planejamento, organização, controle e direção. Não há uma padronização nas diligências, documentos, petições e ofícios. Além disso, raramente as atividades são mensuradas com KPIs, para que seja possível entender e melhorar a qualidade.
 

Dificuldades para planejar e gerir tarefas


Os escritórios e departamentos sofrem com a falta de padrões também em relação à delegação de tarefas. Lentidão, atrasos, profissionais sobrecarregados, tudo isso se torna recorrente pela dificuldade de criar e manter um fluxo de trabalho ágil, eficaz e visível para todos.

 

Por que investir em operações legais?


As competências de gestão jurídica são a base sobre a qual o trabalho técnico será realizado. Sem esse alicerce, os advogados não têm as condições ideais para atuar.

Buscar novas práticas de gestão de departamentos e escritórios traz alguns avanços. Contudo, o que realmente transformará o setor com resultados excelentes é diferenciar a gestão jurídica do trabalho realizado pelos advogados, criando uma unidade especializada em Operações Legais.

As Operações Legais assumem as funções de gestão jurídica, deixando os advogados livres para atuarem no trabalho técnico. Assim, com cada parte tendo os poderes e responsabilidades compatíveis com suas competências, os resultados para clientes e empresas é otimizado.

Por isso, o setor precisa ficar atento ao valor gerado por suas atividades. De um lado, é preciso ter o máximo de benefício em cada demanda com o mínimo de sacrifício. De outro, o conjunto de atividades deve atingir um desempenho financeiro e operacional satisfatório.


Implemente as Operações Legais


A Finch oferece as Operações Legais como solução para os desafios de gestão de escritórios e departamentos jurídicos. Você pode receber o auxílio para implementar essa estrutura internamente ou usar o serviço em parceria para projetos específicos.

Em ambos os modelos, a Finch pode ajudar em todos os processos que estão no entorno do trabalho dos advogados e influenciam os resultados para clientes e empresas:

  • Eficiência Orçamentária;
  • Práticas e Políticas de Contingências Jurídicas e Provisões;
  • Recuperação de Receita;
  • Estruturação e Desenvolvimento de Equipes Jurídicas;
  • Implementação de Sistemas Operacionais Jurídicos;
  • Visual Law;
  • Data Mining e Jurimetria;
  • Legal Scrum;
  • Planejamento Estratégico do Jurídico.


Sendo assim, os desafios da gestão jurídica podem ser superados, e os advogados contarem com as condições ideais para usarem suas competências técnicas. Com efeito, você verá mais eficiência nas entregas jurídicas para clientes e empresas, assim como nos resultados financeiros e operacionais.

Conheça agora mesmo as Operações Legais da Finch e entenda como ela pode alavancar o desempenho de escritórios e departamentos jurídicos!

 

Sobre o autor


Daniel I. P do Amaral Mello é advogado, especializado em Operações Legais, Inovação Jurídica e Governança Corporativa, MBA em Economia e Gestão Empresarial na FIA-USP, Head de Soluções em Operações Legais da Finch.