Sistema de esteiras transforma o trabalho de escritórios e departamentos jurídicos


A enorme quantidade de ações nos tribunais e escritórios tem gerado grandes desafios para o sistema judiciário: lidar com esse alto volume de processos, a saturação profissional e a busca por meios que mantenham a qualidade das ações. A automatização de ações e a possibilidade de segmentar tarefas com características muito parecidas tem sido um caminho vantajoso.

 

O que é o Sistema de Esteiras?

 

A disposição das atividades em esteiras – tal qual uma linha de montagem – cria padrões de execução e promove a especialização profissional em atividades específicas, ocasionando o aumento de produtividade, qualidade e maior rapidez na execução das tarefas associadas às ações referentes a todo o ciclo processual.

Denominado como Sistema de Esteiras, esse método viabiliza a gestão de grandes fluxos processuais. Promove a especialização da equipe e a sua flexibilização, à medida que libera o profissional para dedicar-se a atividades mais complexas e intelectuais, isento de tarefas repetitivas e burocráticas.

 

Benefícios do Sistema de Esteiras

 

O resultado da implantação deste método tem impactos diretos em:

  • Tempo, pela agilidade que é promovida pelo fluxo automatizado de trabalho, com a configuração e criação de tarefas automáticas;
  • Qualidade, pelo aprimoramento do processo. Por meio da especialização das atividades, o profissional, pela prática, melhora sua atuação e valor de entrega.
  • Direcionamento inteligente do potencial profissional em ações massivas, possibilitando destacar menos colaboradores para execução de ações similares, dividindo os times para dedicarem-se a outras atividades que requerem mais da aplicação dos conhecimentos inerentes ao estudo do Direito.

Essa metodologia de nenhuma forma ameaça a atividade profissional do advogado. As ações em massa não eximem o profissional de sua responsabilidade e importância. A aplicação do Direito muda, mas não o Direito em si.

 

Quais são as vantagens de um gerenciamento do fluxo de trabalho?

 

O gerenciamento do fluxo de trabalho é conduzido de acordo com a necessidade específica requerida pelo andamento processual, associado à criação de indicadores essenciais para a otimização e evolução do escritório ou departamento, com a padronização das etapas processuais, permitindo:

  • Parametrizar esteiras de produção segmentadas por tipos de agendamentos, prazos e andamentos processuais;
  • Encadear o fluxo de trabalho e ações relacionadas à conclusão de atividades automaticamente.
  • Gerenciar a execução e o estoque das atividades, para possível remanejamento de profissionais entre as filas de atividades, bem como alteração dos critérios de seleção de tarefas que ficarão disponíveis para execução.
  • Criar indicadores estratégicos de desempenho pela definição de padrões operacionais.

 

O X-Gracco by Finch

 

O X-Gracco by Finch é o único software jurídico no mercado que fornece o Sistema de Esteiras. Como idealizador dessa metodologia, conduzido pelo know-how e DNA jurídico da Finch, o gestor de processos jurídicos dispõe desse método entre diversas soluções que podem ser combinadas de forma modular, de acordo com a necessidade específica do escritório ou departamento.

A Finch vive a evolução tecnológica no Direito de forma efetiva, participando e criando a inovação, e com o X-Gracco garante levar escritórios e departamentos a níveis superiores de qualidade e produtividade.

Conheça mais sobre o X-Gracco e entre em contato com um especialista Finch agora mesmo! Vai ser um prazer te ajudar!

 

Sobre os autores

 

Gustavo Lopes, Product Owner da Finch, é Advogado Especialista em Direito Empresarial e Negócios, com experiência em Análise de Processos Jurídicos e Design Operacional. Atualmente é PO do time de desenvolvimento do X-Gracco.

Susie Alves Santos, Analista de Processos Jurídicos da Finch, é Advogada com Pós-graduação em Direito e Tecnologia, com experiência em Implantação e Suporte de Sistemas Jurídicos. Atua como Analista de Processos do time de desenvolvimento do X-Gracco.

Luciana Sabino, Gerente de Desenvolvimento da Finch, é Tecnóloga em Banco de Dados e Especialista em Engenharia de Sistemas e Gestão de Pessoas, com atuação voltada à coordenação de times de desenvolvimento de software. Atualmente gerencia times de desenvolvimento dos produtos X-Gracco, Finch Flow Manager e Sistemas Satélites.