Jurimetria analítica: como funciona e quais os benefícios


A Jurimetria Analítica é uma das principais inovações na área do Direito. Essa metodologia utiliza a avaliação inteligente de dados para melhorar o desempenho jurídico, impactando diretamente nos resultados financeiros de organizações.

Trata-se de um tipo de Jurimetria: uma análise jurídica com modelos matemáticos e tecnologia da informação. Além da analítica, existe a Jurimetria Estratégica, que gera insights para o futuro do negócio.

Neste conteúdo, explicamos o que é a Jurimetria Analítica e como essa ferramenta pode impactar os seus resultados. Continue a leitura!

O que é Jurimetria Analítica?

 

Jurimetria Analítica é a inovação que pesquisa, normaliza e organiza os dados, dando visibilidade sobre as informações jurídicas da empresa e os indicadores gerados a partir delas. Assim, é possível realizar avaliações inteligentes e tomar decisões assertivas.

Nesse processo, são utilizados dados estruturados e previamente definidos, como partes envolvidas, número de processos, varas, posição da empresa (polo ativo ou passivo), arquivamentos, assuntos e valor da causa. Os advogados, portanto, conseguem uma descrição completa do cenário jurídico da empresa.

As análises são realizadas com automação. É possível extrair conhecimento de grandes volumes de informações, de forma rápida e de baixo custo, ao contrário do que ocorreria em pesquisas manuais. Logo, é um recurso escalável, podendo ser adotado mesmo por organizações de grande porte com milhares de processos.

Como a Jurimetria Analítica pode ser aplicada? 

 

As aplicações estão relacionadas a entender os cenários jurídicos, facilitando a tomada de decisão. São informações que permitem aos profissionais sanar dúvidas, testar hipóteses, avaliar riscos, enxergar o cenário jurídico da empresa, entre outras vantagens.

Em um case recente, por exemplo, uma lawtech precisava tomar a decisão se valeria ou não a pena adquirir uma carteira de processos.

Nesse caso, a Jurimetria foi aplicada em mais de 60 mil ações, identificando dados em comum, como partes, distribuição geográfica e assuntos mais recorrentes, bem como a situação de cada processo. Com isso, a empresa descobriu que parte das ações já havia se encerrado, e os recursos que seriam investidos não seriam compensados com os potenciais ganhos.

Podemos mencionar também algumas questões que, todos os dias, surgem na advocacia. São elas:

  • Quantos processos da empresa estão em andamento, arquivados, vencidos e perdidos?
  • Quais são os valores da causa nessas demandas?
  • Quem são as pessoas envolvidas e quais os assuntos mais recorrentes?
  • Quais tribunais contam com demandas em andamento?

Com esse tipo de ferramenta, é possível responder às questões levantadas com agilidade e confiabilidade nos resultados. 

O papel da tecnologia, nesse sentido, é indispensável, porque ela permite usar grandes amostragens, até mesmo a totalidade de processos sobre um assunto, descrevendo cenários realistas.

Quais são os benefícios?

Os ganhos trazidos terão impacto para os clientes da advocacia, seja uma empresa com seu departamento jurídico, seja um escritório que atende indivíduos ou organizações. As principais vantagens são as seguintes:

Defina a melhor estratégia para cada caso

O conhecimento obtido com a Jurimetria Analítica é confiável. Considerando os dados dos tribunais, por meio de insights, teremos uma visão mais adequada do que pode acontecer. E só a partir de então, definir estratégias mais adequadas.

Alimente os indicadores de desempenho

Os dados coletados pela Jurimetria Analítica possibilitam que a empresa acompanhe os resultados do departamento jurídico, implementando KPI’s

Por exemplo, se a empresa adota mudanças no procedimento de contratação para reduzir processos trabalhistas, a Jurimetria poderia capturar o volume de demandas antes e depois da mudança, bem como os assuntos mais recorrentes. Logo, a empresa teria o termômetro para saber se os resultados foram alcançados.

Economize recursos e reduza custos

O setor jurídico tem ferramentas para minimizar o impacto dos processos judiciais sobre a empresa. As economias podem vir na forma de honorários, indenizações, despesas operacionais do departamento jurídico, condenações e outros resultados negativos mitigados pela solução de inteligência. 

Também podemos verificar ganhos nas situações em que a empresa está na posição de demandante, como estudar a viabilidade do processo judicial e ter estimativas mais adequadas do custo-benefício.

Torne o departamento jurídico mais eficiente

Com a Jurimetria Analítica, o departamento jurídico consegue ser mais eficiente porque há melhores resultados nas demandas. Além disso, a atuação melhor fundamentada impacta os negócios, especialmente, os custos da empresa.

Como contar com a Jurimetria Analítica?

A Finch oferece soluções de Jurimetria Analítica, combinando tecnologia com conhecimento especializado na área jurídica. Nossa solução de Jurimetria é estruturada em três passos:

  • A Finch realiza pesquisas em todos os tribunais brasileiros;
  • Os dados são coletados e organizados conforme as regras de negócio definidas;
  • O cliente recebe o feedback com as informações relevantes, como decisões, alvarás expedidos e processos arquivados.

Em resumo, a Jurimetria Analítica é uma das soluções mais relevantes para melhorar os resultados do setor jurídico, tornando as decisões e estratégias para cada caso orientadas por dados. E você pode ter acesso a essa inovação de um jeito fácil e descomplicado.

Conheça as soluções de Jurimetria Analítica da Finch e otimize os resultados do seu departamento jurídico!