Lawtech: a revolução do mercado jurídico!


A lawtech, ou legaltech, é uma tendência no setor jurídico, que acompanha as mudanças em outras áreas. Alimentação, indústria, serviços, contabilidade, marketing, finanças, tudo está cada vez mais digital.

Ser ágil, fornecer uma excelente experiência, aumentar o valor agregado pelos serviços são alguns dos objetivos que podem ser facilitados com as soluções de inovação. E as startups de tecnologia jurídica surgiram com o objetivo de suprir essas novas demandas do mercado e dos clientes.

Logo abaixo, explicamos como elas facilitam a rotina de advogados, escritórios e departamentos jurídicos. Continue a leitura e entenda a revolução da lawtech!

 

O que é lawtech?

 

Lawtech é um empreendimento fundamentado em ferramentas tecnológicas para o segmento jurídico e em modelos de negócios escaláveis. São negócios que, além de trazer a inovação como premissa, podem crescer rapidamente sem que os custos da operação sejam um empecilho.

Imagine, por exemplo, um software de gestão de processos. Diferentemente dos negócios tradicionais, em que crescer aumenta proporcionalmente o custo com pessoas, materiais, máquinas, etc., a tecnologia pode ser “copiada” e entregue a diversos clientes, sem que as despesas subam na mesma medida.

A combinação entre inovação e escalabilidade são as características das startups. E uma vez voltadas para a tecnologia no segmento jurídico, elas são chamadas de lawtechs ou legaltechs.

Também é comum que a própria tecnologia receba esse nome. Isto é, a lawtech pode se referir à solução de inovação em si ou ao empreendimento por trás dela, dependendo do contexto.

 

Qual a diferença entre lawtech e legaltech?

 

No Brasil, lawtech e legaltech são amplamente tratadas como sinônimas. No exterior, a diferença está no público-alvo das soluções de inovação.

A legaltech seria direcionada para os escritórios, departamentos jurídicos, advogados e demais profissionais do Direito. Logo, visam otimizar suas rotinas e produtividade.

Já a lawtech estaria relacionada ao cliente do Direito. O melhor exemplo são as soluções para pesquisar advogados em determinada região ou ser atendido online, que melhoram a experiência de quem necessita de soluções jurídicas.

 

Por que adotar a tecnologia no Direito?

 

A lawtech e legaltech empreendem a partir das dores e desafios do setor jurídico. Nos últimos anos, elas promoveram uma importante transformação digital com diversos benefícios para os profissionais e clientes da área.
 

Aumentar a produtividade

A primeira vantagem é aumentar a produtividade. Por meio de automação de tarefas, melhoria na comunicação e controle efetivo das atividades, o profissional consegue otimizar o tempo e aumentar as suas entregas.

Ademais, os advogados podem se dedicar mais à estratégia e trabalho intelectual, em vez de ficarem presos a tarefas repetitivas, como levantar andamentos e copiar dados cadastrais de processos.

 

Gerir processos e atividades

O departamento jurídico e o escritório ganham ampla visão sobre os processos. Uma boa plataforma de gestão jurídica permite que o profissional enxergue rapidamente as atividades pendentes, em andamento e concluídas, além de seus clientes, processos, despesas, compromissos, etc. É possível gerir o processo de ponta a ponta.

 

Reduzir custos operacionais

A tecnologia ajuda a tornar os escritórios e departamentos mais enxutos, ágeis e econômicos. Boa parte disso ocorre com a eliminação de tarefas manuais e repetitivas, bem como com a gestão digital de documentos e processos. Além disso, as soluções de automação minimizam erros, retrabalho e horas de esforço nas rotinas operacionais.

 

Criar novas fontes de receita

O setor jurídico também consegue ampliar seus serviços e promover a entrada de capital. Atendimento online, correspondência jurídica e identificação de oportunidades processuais com análise de jurisprudência são alguns dos recursos apoiados em tecnologia com impacto nas receitas.

 

Trazer inteligência para o setor jurídico

A lawtech beneficia o profissional jurídico com diversas ferramentas de inteligência. A jurimetria é uma das revoluções nesse sentido, permitindo modelos para tomar decisões baseadas em dados, testar hipóteses e acompanhar indicadores de processos e atividades.

 

Melhorar a experiência do cliente

A partir das melhorias de produtividade, eficiência e serviços, o setor jurídico consegue entregar uma experiência mais positiva para os clientes. Ainda hoje, a área do Direito é associada à lentidão e baixa efetividade dos processos, e a tecnologia é um dos caminhos para reverter esse cenário.

 

Aliás, as lawtechs não atuam sozinhas nessa missão e, por diversas vezes, são fornecedoras para prestadores de serviço. Assim, por exemplo, as startups dão o suporte tecnológico para especialistas, que cuidam da parte de consultoria, gestão, inteligência, etc., com uma contribuição mais completa para os advogados.

Então, vale a pena ficar atento às soluções e tendências de mercado, que possam contribuir com a transformação da advocacia. A lawtech e a legaltech estão entre elas, e, como visto, trazem diversos benefícios.

Uma forma de se manter atualizado é acompanhar as publicações da Finch nas redes sociais. Siga nossas páginas no Facebook, Linkedin, Instagram e Youtube para ficar em dia sobre as tendências do segmento jurídico!