O que é jurimetria?


 

O que é jurimetria?

 

O mundo jurídico está em constante evolução, principalmente com o exponencial avanço tecnológico voltado à área jurídica, o que tem modificado a operação de diferentes áreas e o dia a dia do profissional do Direito. A jurimetria é uma prova disso.

Apesar da revolução tecnológica pela qual o segmento jurídico passa, vale ressaltar que a jurimetria já era aplicada em suas análises há muito tempo. Ocorre que, com realidade atual, aliar essa ferramenta estatística a dados jurídicos estruturados pode proporcionar ao operador do Direito informações assertivas e confiáveis, para subsidiar a tomada de decisões relevantes em qualquer negócio. Mas, afinal, o que é jurimetria?

Antes de conceituarmos, é importante ressaltar que a matéria-prima da jurimetria é a informação qualificada. Assim, é evidente a existência da correlação entre a estatística e a análise de dados.

Dessa forma, jurimetria nada mais é do que uma disciplina que combina métodos quantitativos e análise estatística aplicados ao campo do Direito. Busca utilizar dados e técnicas estatísticas para medir e analisar padrões e tendências em decisões judiciais, comportamento dos tribunais, aplicação da lei e resultados de litígios.

Com efeito, ao utilizar técnicas estatísticas e tecnologia, a jurimetria extrai insights objetivos baseados em evidências a partir de grandes volumes de informações legais.

O objetivo principal da jurimetria é fornecer uma base empírica para a tomada de decisões no campo jurídico, possibilitando que os profissionais do Direito obtenham:

  • uma compreensão mais aprofundada de como as leis são aplicadas,

  • como os tribunais decidem casos semelhantes, e

  • como os diferentes fatores influenciam os resultados legais, dentre outros.

Os métodos utilizados na jurimetria podem abranger desde análises estatísticas simples, como a frequência de certos tipos de decisões judiciais, e até modelos mais complexos ao identificar padrões ocultos nos dados legais, e realizar previsões sobre o resultado de processos judiciais.

Os resultados da jurimetria podem ser aplicados de vários modos, possibilitando a tomada de decisões informadas. As possibilidades do uso da jurimetria são muitas. Contudo, sem a intenção de exauri-las, citamos algumas:

 

Tomada de decisões lastreadas em dados e fatos

 

Os insumos obtidos com a jurimetria permitem a construção de uma argumentação sólida, com base em dados reais e em uma dimensão real, seguindo um dos lemas do mundo digital: o foco em ações data-driven.

 

Promoção de ações preventivas

 

É interessante também o choque entre conhecimentos e perspectivas. Mesmo que você já tenha uma visão acerca de certas ações e resultados dentro do sistema judicial, a base que os dados jurimétricos oferecem possibilita confirmar ou confrontar certas certezas, propiciando a execução de ações preventivas.

 

Tendência de comportamento dos processos e previsões de resultados de chance ou perda

 

Aplicando métodos estatísticos e análises quantitativas a dados históricos de casos semelhantes, é possível identificar padrões e tendências que auxiliam na avaliação das chances de sucesso ou fracasso em determinada causa. Por exemplo, analisando os dados de processos anteriores que envolvem questões legais similares, partes semelhantes e tribunais específicos. Ao examinar esses dados, é possível identificar estatisticamente a probabilidade de sucesso em um caso semelhante ao que está sendo avaliado.

 

Momento ideal para acordos

 

No contexto de acordos, a jurimetria analisa casos semelhantes no passado para identificar padrões de resolução e seus desfechos. Por exemplo, ao examinar casos anteriores com características semelhantes, como as partes envolvidas, as questões legais em jogo e os resultados obtidos, identifica-se o momento em que a maioria dos acordos foi alcançada. Além disso, a jurimetria analisa fatores externos que possam influenciar a decisão de buscar um acordo, como mudanças na legislação ou precedentes judiciais recentes. Essas informações determinam se é mais vantajoso buscar um acordo em um momento específico, levando em consideração o contexto jurídico atual.

 

Possível impacto financeiro

 

A jurimetria fornece uma visão geral dos possíveis resultados financeiros de um litígio, considerando fatores como valores médios de indenizações, custos judiciais médios, duração média do processo e probabilidades estatísticas associadas a diferentes desfechos. Também auxilia na gestão de riscos e alocação de recursos. Com base em análises estatísticas, determina-se a probabilidade de sucesso em diferentes estágios do processo e se avalia se os custos envolvidos são justificáveis diante dos possíveis resultados financeiros.

Desta forma, conclui-se que a jurimetria é uma ferramenta valiosa, pois agrega eficácia na gestão estratégica do negócio, possibilitando a mitigação de riscos e crescimento de riquezas, por meio de soluções jurídicas personalizadas e aderentes à realidade corporativa.

O uso da jurimetria, seja por escritórios ou departamentos jurídicos, é um diferencial competitivo no mercado, pois antecipa cenários reais, com visão estratégica, possibilitando soluções que estejam mais alinhadas ao provável resultado da demanda, resultando em uma gestão mais eficiente.

Esta gestão também inclui o apoio à execução da política de ESG na contratação de fornecedores. A Jurimetria de Integridade da Finch, realiza consulta a fim de amparar a gestão de contratações, através da análise de dados estratégicos e profundo conhecimento jurídico.

 

Sobre o autor

 

Marina de Castro Carvalho Cury, Gerente de Jurimetria da Finch.