Data driven nas Operações Legais: por que implementar?


O data driven nas Operações Legais consiste em orientar decisões e demais atividades por dados. Sua aplicação para dar suporte à advocacia ajuda os profissionais a resolverem problemas e obterem insights valiosos.

Nesse sentido, deixam de contar com achismos sobre as situações e obtêm informações baseadas em estatística. E, a partir de uma leitura mais adequada dos cenários, as chances de conquistar excelentes resultados aumentam.

Entenda como funciona o data driven nas Operações Legais e quais são os benefícios de adotar esta prática na sua empresa!

 

A origem do data driven

 

O data driven tem origem na ciência de dados. Essa área usa de conhecimentos de estatística e probabilidade em bancos de dados, com diferentes técnicas para extrair conhecimento e responder questões relevantes.

Atualmente, os dados estão mais fáceis de coletar, armazenar, organizar e interpretar. De modo igual, tecnologias como inteligência artificial e machine learning ampliam as possibilidades de análise. O que traz inúmeros benefícios para o processo de tomada de decisão.

Fato é que decisões baseadas em dados não estão restritas a um setor das empresas. As Operações Legais também podem usufruir desse conhecimento, seja para melhorar os serviços jurídicos, seja para impactar os resultados de negócios.

 

Os benefícios dodata driven nas Operações Legais 

 

As vantagens do data driven estão ligadas a melhorar a compreensão sobre as situações passadas, atuais e futuras, bem como as escolhas a partir delas.

Tomar decisões comprovadas

A análise de dados constata se as hipóteses encontram respaldo na realidade, usando estatística e probabilidade no processo. Com isso, as decisões serão mais confiáveis, devido a maneira bem fundamentada com que são tomadas.

Constatar padrões financeiros

Outro benefício é relacionar eventos setoriais com os indicadores financeiros. Há tanto indicadores que repercutem em despesas como aqueles que afetam as receitas da empresa.

Por meio do data driven nas operações legais, podemos tomar decisões para o setor jurídico, entendendo seu impacto no desempenho organizacional. 

Número de processos, renegociação de dívidas de clientes, êxito processual, acordos em demandas são alguns exemplos de indicadores que impactam a gestão empresarial e podem ser administrados com a orientação a dados.

Tornar a atividade jurídica mais previsível

Os dados contribuem, igualmente, para reduzir a incerteza nas decisões tomadas em relação às demandas jurídicas. É mais fácil antecipar as consequências de defesas, acordos, êxito e insucesso processual, inclusive, em relação à repercussão financeira. Com isso, os advogados conseguem atuar com mais segurança em suas atividades específicas.

Avaliar o desempenho do departamento jurídico

Outra vantagem é ter números para acompanhar e avaliar o desempenho do departamento jurídico da empresa. Apenas com os KPI 's podemos entender com clareza se o setor caminha em uma boa direção ou precisa realizar mudanças em suas atividades, equipes e processos.

Otimizar processos e atividades

O data driven, assim, permite que os pontos de melhoria sejam identificados nos processos e atividades. Treinamentos, redesenho de fluxos de trabalho, mudanças nas equipes e diversas outras medidas terão mais chances de sucesso, ao serem acompanhadas com números.

Responder rapidamente à mudança

Também é possível ter mais flexibilidade na gestão do departamento jurídico. Mudanças de cenário invalidam as decisões e planos anteriores com alguma frequência. Essas variações vão ser sentidas pelos dados coletados.

Nesse sentido, o data driven nas Operações Legais é importante para constatar as alterações rapidamente e implementar medidas para se adaptar. Depois, o acompanhamento continua para constatar se os ajustes foram efetivos e aplicar medidas corretivas, se for o caso.

Planejar com mais eficácia

Ademais, o data driven permite que os gestores tenham visibilidade dos possíveis cenários e informações para traçar as melhores estratégias. Planos baseados em probabilidade e estatística nos ajudam a acertar mais que errar no longo prazo, tornando a gestão eficaz ao direcionar o caminho que a empresa deve seguir.

 

As Operações Legais nas empresas

 

O data driven nas Operações Legais tem um impacto relevante para o trabalho dos advogados, assim como ganhos de negócios. Aliás, o papel das chamadas Legal Ops contribui com melhorias na gestão jurídica da empresa, dando um suporte mais efetivo aos profissionais de perfil técnico, que trabalham no departamento jurídico.

A Legal Operations sistematiza o conjunto de competências pertinentes à atividade jurídica. Na prática, tudo aquilo que não envolve as ações específicas de advogados, como analisar demandas, redigir peças e participar de audiências, são geridos por essa unidade funcional.

Além disso, o setor também faz a conexão com os órgãos externos que impactam o resultado da atividade jurídica. Dentre esses agentes, podemos citar:

  • tribunais;
  • cartórios extrajudiciais;
  • secretarias do poder público.

Por isso, quando implementado, as Operações Legais trazem melhorias relevantes para a eficiência dos departamentos jurídicos, bem como para que esse setor comece a participar mais ativamente dos resultados de negócios.

 

Por que implementar na empresa

 

Implementar uma cultura de data driven no setor jurídico cria condições para exercer um papel mais estratégico. Hoje, o trabalho técnico dos advogados faz parte de um sistema e junto com outras áreas vai determinar os resultados da organização.

 Ao entender o impacto de suas decisões nos negócios, a atuação do departamento jurídico estará mais alinhada aos objetivos da empresa. Consegue-se considerar as ações do setor não apenas pela capacidade de resolver questões jurídicas, mas pelo valor agregado para a organização.

O papel das Operações Legais é servir como consultoria, nesse contexto. E uma das mudanças que podem ser indicadas é a implantação da cultura de data driven.

Na Finch, além de realizarmos essa consultoria em Legal Ops, temos duas soluções que possibilitam que a sua empresa implemente uma cultura de dados no setor jurídico: a jurimetria analítica e a jurimetria estratégica.

Jurimetria analítica

Na modalidade analítica, a jurimetria sistematiza os dados estruturados da atividade jurídica, como processos em aberto, assuntos, partes envolvidas, valor da causa etc. Com isso, é possível realizar um acompanhamento mais adequado do cenário jurídico da organização.

Esses dados vão ser fundamentais para acompanhar a performance do departamento jurídico. Afinal, são levantados os principais indicadores que resultam da atividade do setor.

Jurimetria estratégica

Por sua vez, a jurimetria estratégica é preditiva, usando do conjunto de dados para projetar cenários estatisticamente prováveis. Assim, permite desenhar os caminhos que serão adotados, antecipando os resultados que podem acontecer em cada estratégia.

Aqui, a empresa tem uma solução de inteligência no setor jurídico, que vai permitir estratégias mais consistentes. Além disso, conseguimos projetar resultados, enxergando os efeitos de longo prazo das ações desempenhadas pelo setor.

A Legal Ops também otimiza o trabalho dos profissionais jurídicos com competências de outras áreas, que também são essenciais para a atividade jurídica como: Gestão de Pessoas, Administração Financeira, Gestão de Processos, entre outros conhecimentos, vão dar o suporte necessário para o trabalho dos advogados.

A Finch pode ajudar a sua empresa a implantar o Legal Ops, assim como as soluções de jurimetria analítica e estratégica. O que vai criar as condições para que os processos e atividades passem a ser orientados por dados.

O data driven nas Operações Legais é um dos mecanismos mais importantes, que vai melhorar a capacidade de trazer soluções com impacto positivo para a empresa. É um passo relevante para quem deseja obter resultados sustentáveis. Afinal, permite antecipar e entender cenários, tomando decisões mais assertivas.

Para entender como funcionam na prática, acesse a página de Operações Legais da Finch e confira os benefícios para sua empresa!