Tecnologia e serviços jurídicos: a automação pode otimizar a gestão de volumes no setor


A tecnologia vem ajudando departamentos jurídicos e escritórios de advocacia a gerirem serviços com eficiência. Os motivos são uma série de automações nos processos internos e soluções de inteligência artificial, que otimizam a produtividade e economizam recursos.

Muitas organizações ainda não passaram por essa transformação digital, especialmente porque é natural ter dúvidas e buscar informações antes de seguir uma tendência de mercado. Mas certamente, existe espaço para melhorar o que ainda não foi explorado pelos gestores.

Neste conteúdo, explicamos por que aplicar a tecnologia aos serviços jurídicos é a melhor estratégia para construir vantagens competitivas e melhorar o desempenho de escritórios e departamentos jurídicos. Não deixe de conferir!

 

Os desafios do setor jurídico

 

O setor jurídico está em constante transformação e sempre busca mais eficiência e celeridade em seus serviços. Isso pode ser visto nas tendências processuais dos últimos anos:

  • processo judicial eletrônico;
  • audiências eletrônicas;
  • incentivo a solução consensual de conflitos;
  • mecanismos processuais para lidar com demandas repetitivas;
  • reconhecimento do princípio da duração razoável do processo;
  • simplificação de procedimentos no CPC2015.

 

Essa preocupação se estende aos escritórios e departamentos jurídicos — que internamente também enfrentam dificuldades. Os desafios são os mais diversos:

  • controlar todos os processos judiciais vinculados ao escritório ou departamento jurídico;
  • fazer a gestão de demandas extrajudiciais;
  • reduzir falhas humanas, que geram prejuízos e retrabalho;
  • lidar com um grande volume de tarefas;
  • receber e cumprir ofícios e determinações;
  • acompanhar prazos, diligências e audiências;
  • transformar volumes de dados em informações úteis.

 

Vale ressaltar, ainda, que cada vez mais os advogados são valorizados pelos resultados práticos e pelo impacto das ações nos negócios. As atividades precisam gerar vantagens competitivas, criando oportunidades de receita e reduzindo despesas para indivíduos e organizações.

 

As principais soluções digitais para o setor jurídico

 

O uso preciso da tecnologia é o caminho para solucionar os desafios e inserir o setor jurídico na Era Digital. Com ela, padronizamos atividades e automatizamos tarefas, tornando os serviços jurídicos mais ágeis e econômicos, bem como reduzimos erros. Além disso, as soluções de inteligência artificial apoiam os profissionais na tomada de decisão. Afinal, o setor jurídico produz uma série de dados, que podem ser coletados e interpretados para uso na estratégia do escritório ou departamento jurídico.


Software de gestão de processos jurídicos

A primeira solução de tecnologia indispensável para modernizar os serviços jurídicos são os softwares de gestão. Com essa ferramenta, realizamos a transferência de tarefas burocráticas: a solução digital automatiza ações repetitivas, eliminando a necessidade de participação humana nas atividades.

Os exemplos de automação são muitos:

  • recorte de publicações e atas;
  • identificação de movimentações processuais;
  • monitoramento de citação;
  • captura de novas ações;
  • alerta de prazo;
  • opção de elaborar automaticamente peças jurídicas;
  • aplicação de indicadores de desempenho;
  • cadastramento de informações processuais.

 

Com a execução da parte burocrática, os profissionais conseguem direcionar os esforços para avaliação de demandas, escolha de medidas legais e identificação de oportunidades. Logo, o jurídico deixa de ser uma área presa a tarefas repetitivas e pode contribuir de forma estratégica para pessoas e organizações.

Em um case de sucesso, a Finch ajudou um grande escritório de advocacia a gerir mais de 280 mil processos judiciais. Com uma plataforma de soluções usando, fluxos de processos, automação e inteligência artificial, foi possível alcançar 100% das audiências e diligências gerenciadas, bem como uma redução de 35% nos custos.

Além disso, o volume de processos passou a requerer apenas 30% da força de trabalho, composta por advogados, em comparação com o cenário antes da implementação. Logo, a organização agora demanda uma equipe enxuta e liberou a força de trabalho para atividades estratégicas.

 

Jurimetria

A tecnologia de jurimetria contribui para tomada de decisão e gerenciamento de riscos. Isso porque, conseguimos ampliar o espaço amostral das pesquisas de jurisprudência, aumentando o nível de confiabilidade das avaliações realizadas.

Por ampliar o espaço amostral, entenda o seguinte: você consegue abranger todas as decisões de uma base de dados, identificando padrões e tendências que mostram se o resultado foi favorável ou desfavorável, valores e outras tendências nos processos.

Logo, difere de uma pesquisa manual, em que a confiabilidade é menor, bem como é difícil cruzar informações de um grande volume de processos.

Com a jurimetria estratégica, por exemplo, é possível analisar um banco de dados com as decisões de cada uma das varas de uma comarca, verificar o posicionamento da 2ª instância, entender qual é a tese predominante em tribunais superiores etc. O conhecimento também permite a avaliação objetiva da estratégia processual:

  • quando é o momento de propor um acordo;
  • em que casos é possível obter uma decisão favorável;
  • se vale a pena recorrer de uma decisão;
  • quais argumentos são mais aceitos.


Para entender a implicação prática, podemos citar o case de motoristas de aplicativo na justiça do trabalho. Nele, o processo de jurimetria analítica demonstrou que, na base da 2ª instância, 90% das decisões eram favoráveis às empresas. Logo, os advogados tiveram subsídios para traçar a melhor estratégia.

Além disso, ainda temos outro case no qual os dados são usados no planejamento e posicionamento do departamento jurídico em relação ao contexto interno e externo da organização, seus riscos e oportunidades.

 

Business Process Outsourcing (BPO)

A terceirização de processos de negócios é uma ferramenta essencial para lidar com grandes quantidades de processos judiciais. Na prática, as duas medidas mais comuns são transferir audiências e diligência para outros profissionais.

Nesse meio, a tecnologia permite acompanhar as pendências e controlar os diversos recursos humanos, que podem estar espalhados em todo território nacional. Logo, alcança-se a visibilidade sobre demandas abertas, entregues, atrasadas etc.

O controle em tempo real é fundamental para gerenciar riscos. Muitas vezes, as medidas legais esperam o retorno de uma tarefa para serem concluídas, como verificar se houve a citação postal junto ao cartório ou obter cópia de documento.

Logo, sem visibilidade, é difícil tomar providências antes que prazos sejam perdidos, bem como podemos deixar de encaminhar informações necessárias a tempo.

 

Gestão de ofícios

As ferramentas de tratamento do backlog de ofícios também representam uma importante contribuição da tecnologia para os serviços jurídicos. Geralmente, essas comunicações exigem a mobilização de diferentes setores da empresa, sempre em contato com o setor jurídico. Portanto, abrem-se diversos fluxos de trabalho, que precisam ser acompanhados de ponta a ponta.

O papel da tecnologia é controlar todas as pendências, mostrando para o gestor o andamento das respostas, gerenciando a comunicação entre os setores responsáveis. Com efeito, além da padronização e automação característica dos softwares jurídicos, o módulo se adapta às necessidades específicas da gestão de ofícios.

 

Gestão de documentos

Os softwares também possibilitam a gestão de documentos. Com a tecnologia, é possível preservar os arquivos em servidores de computação em nuvem, nos quais os dados estarão seguros, com diversos backups, e são acessíveis de qualquer computador pela internet.

Dessa forma, alcançamos um terceiro estágio de melhoria. Em um primeiro momento, os escritórios se preocuparam em eliminar os arquivos físicos e transformar o papel em PDFs, planilhas e documentos de texto digitais. Agora, podemos organizar essas informações, colocá-las em local seguro e ter acesso pleno a elas sempre que necessário.

 

Os benefícios da tecnologia na gestão de serviços jurídicos

 

Nas diversas ferramentas apresentadas, alguns benefícios são recorrentes e vão representar vantagens competitivas para escritórios e departamentos jurídicos. A seguir, listamos as quatro mais importantes.


Maturidade de processos

A tecnologia força o amadurecimento dos processos de gestão. Isso significa dizer que eles deixam de ser informais e espontâneos, tornando-se padronizados, documentados, controlados e voltados para melhoria contínua.

 

Redução de custos

Outro benefício é conseguir executar mais serviços, necessitando de menos tempo e pessoas alocadas nas atividades. Além disso, as despesas de erros e retrabalhos caem, porque a automação implementa um padrão a todas as tarefas e libera tempo para realizar as atividades humanas com exatidão.

 

Inteligência e estratégia

As soluções digitais também conseguem transformar grandes volumes de dados em informações qualitativas, bem como coletam indicadores de desempenho. Com isso, temos conhecimento para tomar decisões mais eficazes e definir a melhor estratégia para cada demanda processual.

 

Identificação de oportunidades

As soluções de automação e inteligência artificial são responsáveis ainda por levantar oportunidades com impacto financeiro para empresas e clientes. É o caso, por exemplo, de reduzir os custos com acordos judiciais nos casos em que há elevado risco de condenação, de identificar recursos providos em um tribunal e de saber previamente qual é o posicionamento mais comum do juiz.

Em síntese, a transformação digital dos serviços jurídicos oferece ferramentas de inteligência e gestão para os profissionais do Direito. Com elas, os especialistas minimizam as tarefas repetitivas e burocráticas, alocando o esforço do departamento jurídico ou escritório naquilo que realmente interessa para o sucesso da organização.

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