Como a transformação digital está impactando o mundo jurídico


 

A transformação digital não é mais uma tendência. É uma realidade e precisamos nos adaptar a ela. É um processo rápido, intenso e que veio para ficar. Um exemplo prático: 10 anos atrás um smartphone era considerado um luxo, até certo ponto, desnecessário. Hoje é praticamente impossível viver sem ter o seu por perto, não é mesmo?

Talvez esse seja o exemplo mais simples e cotidiano sobre a transformação digital. Mas ela vai muito além disso. Você já ouviu falar da cultura empresarial data driven? São empresas utilizando ferramentas e softwares que possibilitam analisar dados para prever tendências e estabelecer padrões.

Não estamos mais nos baseando em “achismos” para tomada de  decisões estratégicas. É preciso saber interpretar os dados disponibilizados para ter ações mais precisas.

E o mundo jurídico, mesmo que tradicional em alguns pontos, não está fora dessa realidade. É isso que mostraremos a seguir por meio dos seguintes tópicos:

  • os principais impactos e benefícios da transformação digital no meio jurídico;
  • como a transformação digital acontece no meio jurídico;
  • como aplicar a transformação digital em seu escritório jurídico.

 

Então, se você sente que seu escritório ou departamento jurídico está passando por dificuldades, este artigo pode te ajudar bastante. Continue com a gente!

Quais os principais impactos e benefícios da transformação digital no meio jurídico?

 

O Brasil é um país em que praticamente tudo é resolvido na Justiça. Essa cultura faz com que haja um montante interminável de casos. Isso provoca a dificuldade de armazenamento dessas informações e, consequentemente, a produtividade cai.

Mas, a tecnologia aplicada aos serviços jurídicos mudou isso. A automação dos processos internos junto a recursos de Inteligência Artificial diminuem custos operacionais e aumentam a produtividade da equipe.

As informações sobre processos, antes guardadas em pastas físicas no escritório, agora podem ser acessadas remotamente com a computação em nuvem. O preenchimento de formulários e cadastros extensos pode ser feito por um software.

Além disso, a Jurimetria e o Legal Analytics são dispositivos importantes para uma melhor abordagem dos processos. Como os dados agora estão disponibilizados em um sistema digital, é possível coletá-los e analisá-los.

Essa possibilidade permite um melhor entendimento prévio sobre as especificidades de cada processo. Ao pesquisar a categoria em que ele se encaixa e sua respectiva jurisprudência, você é capaz de entender qual caminho oferece uma maior chance de êxito.

Porém, é necessário ressaltar que as comodidades do “mundo moderno” trazem outras responsabilidades. A cibersegurança deve se tornar uma das prioridades do escritório. A segurança dos dados é imprescindível para o bom andamento dos processos e para conquistar os clientes.

 

Como aplicar a transformação digital em seu escritório jurídico?

 

A transformação digital de um escritório jurídico não se dá apenas com a implementação de um software. Vai além disso. Trata-se de uma mudança de estrutura completa desde a otimização de processos até a resolução de problemas.

Essa mudança de cultura visa estabelecer um fluxo de trabalho planejado para evitar falhas humanas e melhorar o atendimento ao cliente. Uma rotina de trabalho bem definida e devidamente compartilhada com os colaboradores não deixa espaço para dúvidas.

 

Como aplicar a transformação digital em seu escritório jurídico?

 

Você já deve ter se convencido da importância de ter a transformação digital como aliada no mundo jurídico. Mas, caso ainda esteja em dúvida de como aplicar tudo isso em seu departamento, vamos te dar uma dica.

A Finch é pioneira na transformação digital do universo jurídico, acreditamos em inovações tecnológicas como recurso para potencializar a operação de departamentos e escritórios. Somos a junção da tecnologia ao Direito!

Nosso exemplo de inovação mais atual é a Gestão de Processos Jurídicos. Essa automatização permite a integração de diversas ferramentas internas e possibilita uma maior fluidez com as “esteiras de trabalho”. O X-Gracco, gestor de processos jurídicos da Finch, conta com soluções especializadas e possibilita a automatização de processos, o que resulta em ganhos significativos de produtividade, redução de custos operacionais e muito mais.

Entre em contato com um especialista Finch e descubra o que podemos fazer por você!