Gestão de processos jurídicos: saiba o que é e conheça os principais benefícios dessa prática
Atualmente, empresas de diferentes segmentos fazem uso da tecnologia como meio de aumentar a produtividade e reduzir custos. Aprimorar a gestão de processos jurídicos é uma ótima oportunidade para desenvolvimento da gestão de risco legal e redução de custos nas práticas do direito.
Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas podem contar com um alto volume de demandas diárias e, por isso, é primordial ter uma boa gestão de processos e prazos para conseguir realizar todas as tarefas de forma precisa.
Neste artigo, separamos quais são os passos para a implementação de uma gestão de processos jurídicos eficiente, quais os benefícios dela e como aliar tecnologia e serviços jurídicos a seu favor.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Afinal, o que é a gestão de processos jurídicos?
Essa metodologia busca aprimorar a forma como as tarefas são desenvolvidas dentro de um setor ou empresa. No caso do setor jurídico, a gestão de processos é essencial para a catalogação de processos, organização de prazos e listagem de prioridades.
Toda gestão de processos é baseada em dados coletados em uma análise anterior a implementação, onde são observados pontos como:
- Tempo médio para a realização de atividades;
- Custos gerados nas tarefas;
- Quantos profissionais foram envolvidos;
- Necessidade de refações;
- Recursos utilizados durante todo o processo.
Para que uma gestão de processos jurídicos seja eficiente, é imprescindível considerar os serviços prestados pela empresa, o porte do negócio e o tempo de mercado. Outras questões que influenciam bastante é o tamanho e qualificação da equipe envolvida.
São inúmeras as empresas que já vêm incorporando o tratamento dos processos judiciais como integrante de seu sistema de relacionamento com clientes.
Passo a passo para a implementação de gestão de processos
Como toda mudança, é importante que, ao adotar essa prática na sua empresa, sejam seguidas algumas etapas para garantir que a mesma seja implementada adequadamente..
Em tempos em que falamos tanto de agilidade e novas práticas, é preciso considerar que cada empresa é única, com equipes e pessoas com suas próprias características.As principais etapas são:
Planejamento
Nesta etapa, é essencial coletar o máximo de informações sobre o negócio, sua área jurídica e quais atividades entrarão na estratégia. Não tem como ter uma gestão eficiente se não há conhecimento prévio sobre quais os impactos ela irá gerar para o departamento.
Ainda no planejamento, é essencial que sejam definidos os objetivos e quais serão os desafios a serem superados com o apoio desse trabalho. Tendo os objetivos traçados, é hora de imaginar quais são os possíveis caminhos a serem seguidos.
Modelagem
Nesse momento, é fundamental revisar quais os fluxos de trabalho já executados na organização e quais irão precisar de mudanças. É importante que nesta parte, todas as atividades recorrentes, equipes envolvidas e etapas até a finalização de tarefas sejam analisadas e otimizadas ao máximo, sempre respeitando o que foi definido no planejamento.
Simulação
Essa é a fase de teste, ou seja, colocar para funcionar o que foi planejado e modulado. Contudo, essa é a hora de colher o máximo de feedbacks, chances de aperfeiçoamento para o projeto, dos colaboradores e observar se a adesão, na prática, supriu a expectativa idealizada.
Execução
Após a simulação e a realização das melhorias enxergadas, a gestão é colocada em prática de forma definitiva. Aqui as atividades passarão a seguir os novos fluxos de trabalhos, que serão responsáveis pela redução de custos e tempo médio para a realização de atividades padrões.
Monitoramento
Essa é a etapa mais importante de todo o processo, pois permite a coleta e análise de dados baseados nos indicadores da empresa. Com isso, é possível enxergar se a gestão está trazendo resultados concretos para o negócio e se os objetivos estabelecidos estão sendo alcançados.
Aprimoramentos
Ao monitorar os processos, talvez sejam encontrados gargalos que podem ser resolvidos de forma instantânea. Entretanto, se esses erros persistirem é preciso revisar a estratégia a fim de traçar outros caminhos que supram as necessidades e demandas jurídicas.
Quais processos podem ser melhorados por meio da gestão de processos jurídicos?
A gestão de processos jurídicos tem como premissa principal organizar os demais processos presentes na empresa e assim conseguir uma melhora global da produtividade. Para tal, a estratégia é otimizar o que são considerados os 4 pilares de uma organização jurídica. Veja como!
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Organização de atividades
Para realizar a criação e implementação de uma gestão de processos jurídicos é necessário estudar todos seus procedimentos internos minuciosamente para identificar gargalos. Com isso, é esperado que você tome conhecimento de seu negócio como fosse a palma da sua mão e consiga organizar as atividades da maneira mais efetiva possível.
Como se não bastasse, o recurso da tecnologia será seu grande aliado ao automatizar serviços jurídicos manuais e burocráticos, garantindo um melhor controle de tempo e cumprimento de prazos. Além de conforto e comodidade, seus colaboradores também terão maior produtividade, tudo isso sem esquecer da segurança durante a realização dos procedimentos.
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Organização de documentos
Depois de fazer um “pente fino”, conhecendo e ajustando cada detalhe do seu negócio para otimizá-lo, você terá todas as informações sob seu controle. Uma base de dados centralizada e atualizada irá trazer uma melhora significativa na organização de seus documentos acarretará em ganho de tempo quando um profissional tiver que consultá-la
Portanto, durante a criação de uma gestão de processos jurídicos, é necessário definir um padrão de armazenamento e até mesmo nomenclatura para agilizar o processo de pesquisa.
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Gestão de casos
Após alinhar processos internos e melhorar a gestão de documentos, você conseguirá tirar melhor proveito de seu tempo e ter uma visão integral de seu negócio.
Portanto, terá o conhecimento necessário para gerir todos os casos que ocorrem simultaneamente, o discernimento para identificar quais estão em situação mais crítica e estabelecer prioridades. Neste caso, poderá alocar os esforços para garantir o sucesso das etapas mais importantes e/ou complicadas.
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Gestão de relacionamento com o cliente
E aqui talvez temos o processo mais importante de todos. Afinal, essa é a principal métrica de quem trabalha com qualquer tipo de prestação de serviço: o sorriso do cliente.
Essas melhoras em conjunto garantem que o atendimento melhore por meio da segurança do armazenamento de informações sigilosas. Isso garante a conformidade com a LGPD e evita que informações tenham que ser repetidas, causando lentidão na progressão dos casos.
Esses detalhes farão com que você conquiste a satisfação e a confiança do cliente, criando um relacionamento muito mais harmonioso e abrindo as portas para um simples negócio se tornar uma parceria longeva - podendo até mesmo render novos negócios por meio de indicações.
6 benefícios da prática de gestão de processos
A gestão de processos jurídicos, é idealizada para trazer vantagens reais para os negócios que a implementam na rotina. Os principais benefícios agregados a essa prática, são:
Aumento da produtividade
Ao definir fluxos de trabalhos a serem seguidos, questionamentos e demais dúvidas que antes tomavam tempo da equipe, ficam claros para todos. Sendo assim, os colaboradores têm mais tempo trabalhando de fato e realizando entregas para os clientes.
Outro fator que influencia, é a adesão de tecnologias e softwares que são capazes de automatizar tarefas repetitivas e que geram baixo valor agregado para o negócio, permitindo que os profissionais estejam empenhados em atividades que precisam deles.
Redução de custos
Como foi dito acima, ao contar com a tecnologia a seu favor, vai ser possível diminuir despesas com mão de obra especializada.
Outro fator que colabora para a diminuição de gastos, é a possibilidade de armazenamento em nuvem, onde todos os documentos podem ser acessados e assinados de qualquer lugar e a qualquer momento, reduzindo os gastos com impressão e locomoção, por exemplo.
Menos retrabalho
Com processos definidos, o time jurídico irá contar com um padrão que será seguido durante todas as etapas desde a produção até a aprovação. Portanto, será menos comum que ocorram erros e futuros retrabalhos no decorrer desse processo. Sem contar que, com uma base de dados centralizada, toda a equipe tem acesso às informações atualizadas de forma confiável e homogênea.
Tomada de decisões mais assertivas
Com todas as informações inseridas em um sistema, como: os registros de tempo para a realização de atividade e quais recursos foram utilizados nelas, é possível tomar decisões, baseadas em dados, de forma estratégica e direcionada ..
Motivação da equipe
É normal que ao ter processos para realizar suas atividades, o estresse diminua, a concentração e satisfação com o trabalho executado aumente. Assim, a equipe se sente mais motivada a trabalhar, pois, enxerga mais resultados oriundos de seus esforços.
Melhor atendimento ao cliente
Todo o time tem acesso às mesmas informações e dados dos processos dos clientes, logo, é normal que o atendimento fique mais personalizado e eficiente, pois qualquer colaborador consegue atender o contratante com as mesmas informações e objetividade.
Como a Finch pode ajudar?
Sem sombra de dúvidas, para contar com uma gestão de processos jurídicos que agrega valor para o seu negócio e que gere resultados de forma explícita, é importante contar com soluções tecnológicas de ponta.
Hoje em dia, é possível terceirizar atividades de baixo valor agregado e que geram altos custos desnecessários para a empresa, fazendo com que recursos sejam desperdiçados.
O X-Gracco, gestor de processos jurídicos da Finch, conta com soluções especializadas e possibilita automatizar processos, o que resulta em ganhos significativos de produtividade, redução de custos operacionais e muito mais.
Algumas das funcionalidades dessa ferramenta são:
- Gestão completa e automatizada de todas as etapas processuais;.
- Indicadores de desempenho e apoio a decisões estratégicas;
- Integração com robôs que resgatam automaticamente dados do Poder Judiciário;
- Plataforma web acessível por computadores e dispositivos móveis;
- Políticas de segurança e senhas em conformidade com a LGPD;
- Disposição de APIs para integração multiplataforma.
Tudo isso para gerar um maior controle do seu fluxo de trabalho e deixar seu escritório ainda mais competitivo!
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