Descubra o que faz e qual é o papel do Product Owner no mundo jurídico


 

O papel do Product Owner é decisivo para o sucesso do Scrum. Ao adaptar esse método de trabalho para os departamentos e escritórios, precisamos definir a pessoa certa para essa função-chave.

Ao fazer isso, damos o primeiro passo para mudanças efetivas no setor. Qualidade, produtividade e agilidade nas entregas são algumas delas.

Logo abaixo, explicamos o papel do Product Owner: funções, habilidades e impacto no setor jurídico. Continue a leitura e esclareça as suas dúvidas sobre o tema!

 

Quem é o Product Owner?

 

O papel do Product Owner é ser o dono do produto. É quem gerencia o conjunto de entregas de valor, estabelecendo as prioridades e avaliando o trabalho realizado pelo scrum team.

Resumidamente, o Scrum é um método de trabalho em que os participantes têm papéis claros, dentro de um processo de atuação. Esse processo é composto por quatro eventos principais.

Reunião de planejamento

 

A lista de pendências do projeto (backlog) é analisada, e as prioridades são destacadas para serem atendidas por meio de entregas com valor agregado.

Reuniões diárias

 

A equipe se concentra em entregar as tarefas selecionadas para um período de atividades (sprint). Todos os dias, por até 15 minutos, o grupo se reúne para alinhar se o time está evoluindo em relação ao objetivo definido no planejamento e se há impedimentos para que sejam solucionados.

Reunião de revisão

 

Após o sprint, as entregas realizadas são apresentadas, e o cliente fornece um feedback, onde o time analisa e alinha sobre o que pode ser melhorado para a próxima sprint.

Reunião de retrospectiva

 

A última etapa é aprender com o processo, identificando e conversando sobre como o trabalho foi desenvolvido, o que funcionou e o que não funcionou. Em cima dos pontos levantados o time define um plano de ação para colocar em prática já na próxima sprint.

 

 

Quais são as funções do Product Owner?

 

O Product Owner realizará uma série de atividades antes, durante e após os eventos do Scrum. Destacamos as principais funções.

1. Gerenciar o backlog

 

O Product Owner gerencia a lista de pendências. É quem levantará o que precisa ser feito, as prioridades, os requisitos de qualidade, entre outros pontos.

2. Ser a ponte com o cliente

 

Também é quem traduzirá as necessidades dos clientes em trabalho para o scrum team. Por isso, deve manter uma boa relação e diálogo para buscar essas informações de fora para dentro da equipe.

No Direito, essas pendências podem vir de pessoas atendidas pelos escritórios, dos tribunais, de órgãos públicos, entre outras fontes.

3. Alinhar as expectativas e orientar

 

Nas reuniões diárias, as equipes vão alertar o Product Owner sobre o que está sendo feito. E o papel dele é direcionar a respeito dos requisitos e expectativas, permitindo que o grupo se adapte ao longo do processo.

4. Avaliar e aprovar

 

Outra atividade essencial é a avaliação das entregas realizadas. É o Product Owner quem marcará os itens da lista de pendências como concluídos, caso o time tenha alcançado os objetivos ao longo dos sprints.

5. Dar feedbacks

 

Um último exemplo é participar do momento de aprendizado das equipes. Dar o retorno para as equipes sob sua perspectiva é uma das atividades mais relevantes.

 

 

Quais são as habilidades necessárias para o Product Owner?

 

As funções do Product Owner envolvem uma série de habilidades:

  • conhecimento das metodologias ágeis;
  • comunicação assertiva;
  • disciplina e organização;
  • negociação;
  • tomada de decisões.

Além disso, essa figura precisa saber como exercer uma liderança positiva. Ao facilitar o engajamento e colaboração do grupo, o Product Owner exerce suas funções com muito mais facilidade.

 

 

Qual é o papel do Product Owner no mundo jurídico?

 

A escolha do Product Owner nos escritórios e departamentos marca o início da migração para metodologias ágeis no trabalho. É um caminho para superar os desafios do setor e ter ótimos resultados.

Desburocratizar e agilizar

 

A mudança do método de trabalho ajuda a equipe a lidar com a quantidade de tarefas jurídicas. Além disso, o setor se torna menos burocrático, atuando com foco nas entregas.

Controle de qualidade

 

O gerenciamento da lista de pendências permite que as entregas sejam avaliadas. É um primeiro passo para melhoria, com a qualidade efetivamente em pauta.

Visibilidade

 

O Product Owner também ajuda as equipes a terem visibilidade sobre as tarefas. As diversas demandas judiciais e extrajudiciais geram pendências descentralizadas, e o dono do produto facilita a visibilidade ao concentrar as questões e estabelecer prioridades.

Adaptabilidade

 

Os eventos do Scrum são oportunidades para adaptar o trabalho à dinâmica do Direito. No setor jurídico, as pendências podem surgir a qualquer momento, como a necessidade de responder a atos dos juízes, negociar acordos ou atender a ofícios. E o Scrum é um ótimo método para lidar com essas mudanças.

Produtividade

 

O impacto decisivo é a produtividade da equipe, que consegue ter um processo bem definido para realizar entregas com agilidade.

Em síntese, o papel do Product Owner envolve a transformação na maneira como departamentos e escritórios atuam no dia a dia. O que possibilita melhores resultados operacionais e financeiros para as organizações.

 

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