Serviços Jurídicos Gerenciados: evolução das atividades suporte no mundo jurídico!


Em crescente discussão fora do Brasil, os “Serviços Jurídicos Gerenciados” ou Legal Managed Services (LMS) – em inglês – são a próxima etapa no processo de transformação dos serviços de apoio à advocacia, apontando como deverão ser realizados nos próximos anos.

Unindo a atuação de equipes de profissionais com conhecimento em áreas diversas, apoiadas por ferramentas tecnológicas e orientadas pelos objetivos estratégicos de seus clientes, os LMS elevam a outro patamar a tão tradicional prática de terceirização de serviços de auxílio à atuação jurídica, e nesse artigo vamos mostrar como!

 

Tenha um time diverso atuando em LMS

 

O primeiro pilar de uma solução de Legal Managed Services é a atuação de um time de profissionais com diversas competências e habilidades que permitam uma visão e atuação abrangentes para toda a atividade a ser executada.

Nos antigos moldes da mera terceirização de uma atividade, a empresa contratada limita sua atuação a somente garantir que seus funcionários executem as tarefas demandadas pelo cliente. Eventuais demandas de implementação de novas tecnologias ou processos não seriam atendidas, por exemplo, pois o prestador sequer disporia de profissionais aptos a desenvolver soluções de tal perfil.

A proposta dos Serviços Jurídicos Gerenciados é exatamente enxergar o propósito do escopo de forma holística, montando equipes com profissionais de diversas áreas que permitam a gestão e execução daquelas tarefas de maneira ampla e integrada. Aqui, propomos a construção de um ambiente em que advogados, cientistas de dados, desenvolvedores de sistemas, gestores de projetos e muitas outras competências atuem de forma coordenada em prol do objetivo buscado pelo squad.

 

Utilize tecnologia para ganhar eficiência nos Serviços Jurídicos Gerenciados

 

Além de um time diverso, criativo e apto a tratar de todas as vertentes no desafio assumido, uma condição essencial para a constituição dos LMS é o apoio de ferramentas tecnológicas ao longo de todo o processo.

Como já discutimos aqui no blog, a utilização de tecnologia é essencial para que os times possam focar sua energia e inteligência naquilo que é vital para sua atividade. Robôs, algoritmos, workflows e sistemas de gestão serão peças fundamentais para:
 

  1. Automatizar tarefas repetitivas;
  2. Aumentar a produtividade;
  3. Facilitar a gestão;
  4. Auxiliar a estratégia diária;
  5. Reduzir os custos.

Assim, se antes a contratação de um prestador de serviços de backoffice demandaria a alocação de um gigantesco time de pessoas focadas na alimentação de sistema e tratamento de informações, com LMS você consegue reduzir e melhorar o foco da atividade dos especialistas, entregando à tecnologia grande parte do esforço em executar as tarefas maçantes ou de baixa complexidade.

Além de garantir a eficiência da solução, a atuação do squad em sinergia com tecnologia propicia condições para execução das etapas do processo de forma mais padronizada e qualitativa, eliminando falhas que podem causar prejuízos financeiros ou institucionais ao cliente e contratado.

 

Alinhe os objetivos das partes interessadas

 

A última (mas não menos importante) característica dos Legal Managed Services, é o compartilhamento dos objetivos e propósitos entre contratante e fornecedor.

Na antiga dinâmica de terceirização de atividades, a empresa contratada norteava seu proceder basicamente nas entregas previstas no contrato formalizado com seu cliente. Tempo de entrega e qualidade, em resumo, eram os únicos balizadores para indicar o quanto aquela execução atendia às expectativas do contratante, sempre deixando perguntas no ar: o que foi entregue, o quanto ajudou nos objetivos do departamento jurídico ou da área do escritório que contratou aquela terceirização? Aquela atuação do terceiro, poderia influenciar de forma melhor nos desejos do contratante?

Com os Serviços Jurídicos Gerenciados, o contratado para de ser um receptor de metas e cobranças de entregas, e passa a ser um ativo personagem na construção de resultados que auxiliarão a alcançar os objetivos estratégicos do próprio cliente! Para tanto, além do squad ter em seu DNA a cultura data driven, o prestador de LMS estará totalmente ciente de como a atividade pela qual é responsável impactará nos fluxos internos de seu cliente e, assim, entenderá seus KPIs e, inclusive, opinará sobre possíveis abordagens ou soluções que possam melhor contribuir com os seus objetivos.

Nesta linha, além de ser essencial a mudança de mindset do fornecedor, o cliente também é um ponto fundamental nessa mudança de atuação, à medida que quanto mais permitir que seus parceiros entendam seus propósitos e interfiram em seus processos, maior a chance da evolução dos serviços e resultados alcançados.

E você, já conhecia os Legal Managed Services? Se inscreva na nossa newsletter para receber mais conteúdos, em breve mostraremos aplicações reais de LMS que já ofertamos aos nossos clientes!

 

Cadastre-se na News da Finch

 

Sobre o autor

 

Daniel Corrêa, Gerente de Arquitetura de Soluções da Finch, é advogado especialista em Direito Civil, Processual e Trabalhista com experiência na gestão de times jurídicos e passagens em departamento de tecnologia atuando como Product Owner.