Provisionamento e Jurimetria: você sabe o que eles têm a ver?


 

Você já sabe como provisionamento e jurimetria podem ser utilizados em conjunto para potencializar os resultados do seu negócio por meio da administração de procedimentos judiciais? É indispensável conhecer os conceitos e como funcionam.

Com o provisionamento jurídico, é possível otimizar a gestão estratégica de departamentos, tornando-os mais eficientes. Já a jurimetria se relaciona diretamente com o tópico anterior, servindo como base de dados.

Quer saber mais sobre as ferramentas? Então, continue a leitura para aprender sobre o assunto!

 

O que é provisionamento jurídico?

 

O provisionamento jurídico é uma prática que deve ser considerada nas empresas que desejam garantir conformidade legal e mitigação de riscos. Envolve a preparação adequada para enfrentar processos judiciais, ganhando em planejamento estratégico.

A ideia é calcular os valores que devem ser reservados para situações assim. Não diz respeito apenas ao pagamento de eventuais condenações, mas também:

  • custos judiciais;

  • honorários de sucumbência;

  • remuneração do advogado de defesa.

 

Com isso, sua empresa pode se preparar financeiramente para essas questões. Dessa forma, o provisionamento se torna uma medida de redução de custos essencial para os negócios que lidam com um grande volume de processos.

 

O que é jurimetria?

 

Você já sabe o que é provisionamento jurídico, então é fundamental entender o que é a jurimetria, considerada a estatística aplicada ao direito.

De forma simples, é uma disciplina que aplica métodos quantitativos de análise de dados jurídicos em escritórios, departamentos e outros setores.

A ideia é utilizar uma abordagem em conjunto com diversas disciplinas, como:

  • Direito;

  • tecnologia da informação;

  • ciências de dados.

 

Assim, é possível fornecer informações relacionadas aos processos judiciais e questões legais aos interesses da análise.

Com a jurimetria, a empresa pode saber, por exemplo, informações sobre decisões ligadas à área de atuação do negócio ou direitos do consumidor que se relacionam.

Também é possível entender como os tribunais brasileiros julgam casos semelhantes a um determinado processo movido contra a empresa.

Aplicando a estatística, a jurimetria pode determinar informações com base em dados do negócio, como:

  • área de atuação;

  • número de clientes;

  • pessoas afetadas pelos serviços;

  • probabilidade de sofrer um processo.

 

Dessa forma, cria-se possibilidades para tomar medidas preventivas ou mitigar os riscos das ações.

 

Como os conceitos de provisionamento e jurimetria se relacionam?


Conhecendo os dois conceitos, você se perguntará como o provisionamento e a jurimetria se relacionam. A resposta é simples: são questões complementares. Ambos potencializam resultados da estratégia quando aplicados em conjunto.

Primeiro, a empresa pode utilizar a jurimetria para colher informações processuais relevantes. Por exemplo: pode determinar que há 1% chance de sofrer uma ação judicial sempre que uma rotina específica acontece, como uma cobrança ou envio de produto.

Aprofundando a informação, a jurimetria analisa, por meio dos dados coletados, qual é o valor médio que a empresa pode gastar com as potenciais ações judiciais.

O provisionamento jurídico também faz a sua parte. Com ele, é possível determinar valores que devem ser guardados para não ter problemas financeiros com as possíveis ações, como uma reserva de emergência.

É um dinheiro que ficará separado, que pode não ser utilizado, mas que trará segurança com encerramentos de processos e outras situações.

 

O que é provisionamento jurídico?

 

Para aplicar o provisionamento e jurimetria em setores da sua empresa, é essencial entender que não é possível realizar os procedimentos manualmente, pois é necessário colher uma grande quantidade de dados.

Contudo, existem softwares eficazes para realizar a análise, com uma ampla base de:

  • informações e fatos;

  • contatos com os sites de todos os tribunais;

  • pesquisas de inteligência artificial.

 

Entendeu o que é provisionamento e jurimetria e como os procedimentos podem trazer redução de custos e aumentar a segurança financeira para o seu negócio? Então, lembre-se de contar com a Finch para ter melhores resultados.

Ficou interessado no software de jurimetria? Não perca tempo e conheça a melhor opção do mercado: a solução da Finch!