Como o Product Owner pode simplificar seu escritório ou departamento jurídico


 

O Product Owner pode ser considerado o centro de desenvolvimento de um produto. Responsável por simplificar processos para todos os envolvidos (Stakeholders) no projeto, torna os objetivos mais claros, direciona as melhorias e facilita o caminho para onde se deseja chegar.

Ademais, para simplificar no mundo jurídico é necessário curar as dores dos clientes e usuários desse ecossistema. O Product Owner precisa descobrir os gargalos e deficiências do setor. E como fazer isso? Fazendo as perguntas certas.

Existem muitas técnicas a serem aplicadas para seguirmos a rota da simplificação. Uma delas é o processo de Product Discovery: 

  • Direcionar as atividades para a simplificação; 
  • Possuir abordagem centrada no ser humano; 
  • Focar no problema; 
  • Buscar soluções criativas para problemas complexos a fim de evitar gastos desnecessários. 

 

Quem é o Product Owner?

 

Como o próprio nome diz, o Product Owner (PO) é o Dono do Produto. Esse papel está especificado no Scrum Guide. Ele é o ponto central da liderança do produto e a voz das partes interessadas. O PO define o que fazer e em que ordem fazer, agindo como um gerente do produto.

O Scrum Guide, documento que define as regras e o funcionamento do Scrum, ensina que o Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do Scrum Team. A forma como isso é feito pode variar amplamente entre organizações”.

 

Conhecimentos, Características e Habilidades do Product Owner

 

O Product Owner gerencia a economia, participa de planejamentos, apoia muito no refinamento do product backlog (criação, refinamento, estimação e priorização), define critérios de aceitação e verifica se eles foram atendidos, além de colaborar com a equipe de desenvolvimento e Stakeholders.

Listamos aqui alguns artigos que se encaixam perfeitamente em algumas habilidades e conhecimentos que o PO deve utilizar no seu dia-a-dia:

 

Além dos conhecimentos acima, é importante conhecer sobre:

  • Finanças (Orçamento, Fluxo de Caixa, DRE, Precificação); 
  • Lean; 
  • Gerenciamento de Projetos; 
  • Design; 
  • Tecnologia; 
  • Marketing;
  • Vendas.

 

O PO precisa propor alternativas, buscar novos desafios e ser apaixonado por soluções. O desafio é entregar melhores experiências aos usuários/clientes.

Agora você entende um pouco mais sobre o papel do Product Owner para a simplificação do universo jurídico, reflita como este papel pode ajudar nos resultados do seu departamento jurídico ou escritório de advocacia.

 

Sobre o autor

 

Andre Alves de Lima Bueno, Product Owner de Legal Ops l Eficiência Jurídica e do Cartório Digital by Finch, além de advogado, realizou MBA-Gestão de Negócios. Antes de se juntar ao time da Finch atuou em projetos importantes nos escritórios JBM e Mandaliti como coordenador jurídico e de Legal Operate desde 2011.