LMS: a inteligência dos Serviços Jurídicos Gerenciados!


 

Há algum tempo vem se discutindo em âmbito nacional e internacional quanto a necessidade da automação e inteligência de dados nos serviços jurídicos, e diante desta demanda, houve a criação do Legal Managed Services (LMS), ou Serviços Jurídicos Gerenciados. Para compreender o gerenciamento de serviços, primeiro precisamos entender a demanda que o originou. Assim, este artigo servirá de apoio para ilustrar esta metodologia.

 

Gestão estratégica

 

Sabe-se que os departamentos jurídicos recebem grandes quantidades de informações, citações e intimações dos processos em que atuam. Desta forma, há a necessidade de desempenhar grandes esforços para que se organizem e alinhem todas as informações necessárias para gestão estratégica das demandas jurídicas, com direcionamento e metas estruturadas para seus fornecedores, na busca de resultados que gerem valor efetivo e tratamento adequado dos processos jurídicos e/ou administrativos.

 

Multidisciplinaridade

 

Com esse olhar estratégico no atendimento dos serviços de backoffice, o LMS traz a inteligência na execução dos atos de tratamento dos processos, com estruturação de informações facilitadoras da gestão, com o intuito de dinamizar e facilitar este serviço administrativo-jurídico. Visto que funções como:

  • digitalização de documentos,

  • captura de intimações e citações,

  • cumprimento e validação de obrigações de fazer e pagar,

  • encerramento de processos,

  • tratamento e respostas a ofícios judiciais e administrativos, incluindo Procons e órgãos regulatórios,

  • controladoria jurídica para padronizar a gestão processual,

  • atuação em frentes de acordos em diversas áreas do direito.

 

Tais funções são desempenhadas por times multidisciplinares, especialistas em cada produto do cliente, utilizando da tecnologia como meio de agregar eficiência no tratamento dos dados, gestão dos atos, cumprimento de SLA e entregas iterativas e qualitativas aos clientes.

 

Finch x jurídico tradicional


Essa é a grande diferença do LMS da Finch em comparação ao serviços de backoffice tradicional, visto que o gerenciar de serviços jurídicos com inteligência e know how, com olhar de aprimoramento e melhorias de processos internos do cliente, trazendo sempre sugestões de um fluxo flow e menos travado, proporciona:

  • ganho de qualidade estratégica desde o início do tratamento do processo,

  • viabiliza inteligência na gestão da carteira com medidas mais assertivas, pelos departamentos jurídicos junto aos seus escritórios/assessorias e judiciário.

 

Para além da gestão

 

Conclui-se que o LMS é como uma grande engrenagem para os clientes, visto que a sua otimização e automação auxilia no desenvolvimento e consequente geração de valor na gestão. Sendo assim, é imprescindível a sua aplicação nos dias atuais. Além do mais, o gerenciamento de serviços possibilita a otimização em outros processos internos, uma vez que acaba por fazer parte da rotina.

 

A inovação jurídica é agora!

 

Diante desta necessidade, a Finch desenvolve novas formas de aperfeiçoamento do LMS, visando assim uma simbiose entre a tecnologia e o mundo jurídico, para uma entrega adaptável à necessidade do cliente.

 

Para além da rotina

 

Precisamos aumentar nossos escopos para atividades além do apoio a rotinas contenciosas, de contratos ou aspectos societários. É sintomático como as soluções hoje estão focadas em serviços para contencioso, sobretudo, de volume, em virtude do impacto que esta área tem na sociedade e nas organizações. Mas é oportuno avaliar a agenda da gestão de forma abrangente e geral para realizarmos efetivamente alguma transformação jurídica.

 

Sobre o autor

 

Gabriel Caio Galicia, Coordenador do LMS da Finch, especialista em Direito Previdenciário e pós graduando em Direito Tributário e Processo Tributário, experiências na área do contencioso jurídico. Atualmente exerce a função de coordenador de cadastros.