Qual é o impacto da responsabilidade social nas organizações?


Ter responsabilidade social diz respeito a como deve ser o comportamento da organização no meio em que ela existe. 

A sociedade é formada por pessoas, portanto, os negócios se beneficiam da infraestrutura, recursos e conhecimento acumulado por todos. E, a partir daí, surgem expectativas legítimas sobre como devem ser as suas atuações.

Boa parte dessas expectativas são transformadas em leis. Contudo, há um grande espaço para atuação voluntária e autorregulação, em prol do meio ambiente, cultura e comunidade, que é o campo da responsabilidade social nas empresas.

Para entender esse conceito e qual é a sua importância, continue a leitura. Este conteúdo resume as principais informações para esclarecer as suas dúvidas!
 

O que é responsabilidade social?

 


Responsabilidade social é o vínculo entre indivíduos e organizações para com a sociedade, em que esses grupos têm deveres éticos juntos aos demais. Normalmente, ela se manifesta pela atuação voluntária, indo além das obrigações previstas na legislação.

As leis frequentemente abordam as questões éticas, sociais e ambientais com o mínimo de intervenção. Aliás, podemos enxergar o momento em que surge a responsabilidade social, avaliando quando termina a lei e começa a atuação voluntária.

Para ilustrar, considere uma fábrica que decide revitalizar um parque na área urbana de um município. Essa empresa tem uma série de obrigações previstas em lei, como formas de manter a segurança no parque industrial, regras sobre destinação de resíduos e, até mesmo, o controle de emissões de poluentes.

A postura de compensar o impacto da atividade econômica com a restauração de uma área urbana não está inserida no campo da responsabilidade legal da empresa. É uma atitude voluntária e ética, que estará no guarda-chuvas da responsabilidade social.

 

Quais são os tipos de responsabilidade social?
 

A responsabilidade social costuma ser dividida em campos de atuação. Ao todo, destacamos três tipos que facilitam a compreensão do assunto.

 

Responsabilidade social corporativa

 

A responsabilidade social corporativa diz respeito à atuação da empresa dentro do seu ambiente de negócios. Assim, costuma abranger as ações beneficentes, sociais, culturais, filantrópicas etc. para com os colaboradores e a comunidade no entorno da organização.

 

Responsabilidade social empresarial

 

A responsabilidade social empresarial diz respeito às obrigações para com o conjunto de stakeholders. Isto é, a empresa tem deveres ligados à transparência, honestidade, governança, compliance e afins para com as partes interessadas no negócio.

 

Responsabilidade socioambiental

 

Por fim, a responsabilidade socioambiental contempla as ações ligadas à preservação e compensação dos impactos na natureza. Aliás, é uma dimensão de compromisso não só com a sociedade atual, mas com as futuras gerações.

 

Qual a sua importância para organizações?

 

Além da contribuição para o bem-estar da sociedade, existe embasamento para responsabilidade social enquanto decisão de negócios. Trata-se de uma característica das empresas que têm visão de longo prazo e entendem a importância de compartilhar valor com os stakeholders.

Ao mesmo tempo em que se beneficia da atuação desses grupos, as organizações precisam atender a fornecedores, clientes, colaboradores, entidades públicas e sociedade em geral. Existe, nesse sentido, uma relação de reciprocidade. Os stakeholders são como investidores. 

Cada um deles contribui para com a organização e espera retorno. E, quanto mais relevante for a entrega de valor para as partes interessadas, maiores são os incentivos para continuar ou aumentar a participação no negócio.

A sociedade, por exemplo, coloca uma série de facilitadores para a empresa. Recursos naturais, infraestrutura, competências, produtos e serviços tornam a vida das organizações muito mais simples. Ademais, as pessoas toleram os impactos da atividade econômica e esperam prevenção e compensação dos danos.

Igualmente, a responsabilidade social faz cada mais parte dos critérios de clientes e colaboradores. As pessoas podem mudar a decisão sobre onde querem comprar ou trabalhar, de acordo com o comportamento da empresa.

Se a empresa quer sobreviver no longo prazo, o tema é muito necessário. A responsabilidade social incentiva atuação sustentável na busca dos lucros da empresa, atendendo ao conjunto de partes interessadas que envolvem uma organização.

 

Quais são as vantagens para as empresas?

 


As contribuições da responsabilidade social para as empresas podem ser vistas nos diversos benefícios obtidos a partir dessas práticas.

Ter uma boa reputação e imagem

Em primeiro lugar, a organização vincula atributos positivos à sua imagem e melhora a reputação. Com isso, pode construir marcas fortes, de consumo e empregadoras.

A marca de consumo impacta aspectos relevantes, como vendas e faturamento. Já a marca empregadora facilita o processo de atrair e reter talentos da empresa. Ambas, portanto, são vantagens relevantes para o sucesso dos negócios.

Construir diferenciais competitivos

A empresa também pode construir vantagem competitiva. Com um diferencial, as pessoas valorizam mais os produtos e serviços. Inclusive, em alguns segmentos, estão dispostas a pagar mais para ter acesso às soluções.

Preencher requisitos de investimento

Outro benefício é a possibilidade de acessar investidores. Isso porque, as questões ambientais, sociais e de governança podem fazer parte dos critérios para ser aprovado nos processos seletivos e receber aportes.

Conseguir o retorno financeiro

As políticas de responsabilidade social ajudam a empresa nos negócios. Embora imediatamente as ações pareçam despesas, no longo prazo, elas trazem vantagens competitivas e retorno financeiro.

 

Como desenvolver ações de responsabilidade social?

 


As práticas de responsabilidade social são ações voluntárias, que vão impactar positivamente os stakeholders, em especial os colaboradores e a sociedade. Hoje, há diferentes maneiras de desenvolver iniciativas nesse sentido.

Mude políticas de trabalho

Uma boa prática é construir um ambiente de trabalho em que as pessoas estejam felizes e satisfeitas. Para isso, além do cumprimento da legislação trabalhista, as organizações devem se preocupar com o bem-estar, saúde e crescimento dos funcionários.

Desenvolva ações sociais

Também é comum realizar ações para contribuir com a comunidade ao redor da empresa. Campanhas de arrecadação, manutenção de espaços públicos (parques e praças, por exemplo), doações para entidades beneficentes e patrocínio de atividades de lazer e cultura são algumas sugestões.

Minimize o impacto ambiental

Igualmente, as empresas com responsabilidade social costumam agir em relação ao impacto ambiental das atividades. Rastrear a origem dos insumos utilizados na atividade, investir em reciclagem, adotar o paperless, plantar árvores, realizar a logística reversa são algumas das iniciativas.

Identifique certificações relevantes para o negócio

Um quarto caminho bastante utilizado é buscar certificações que façam sentido para os produtos, serviços e atividades da empresa. Certificados ligados ao uso de energia, consumo de materiais, impacto ambiental, segurança no trabalho e diversos outros podem ser metas de responsabilidade social.

 

Na Finch, por exemplo, conquistamos o selo de Uso de Energia 100% renovável. Esse certificado é concedido pela Witzler Esco para as empresas que comprovem adotar fontes renováveis, assim como que ajudam a reduzir as emissões de gás carbônico, diminuindo a poluição de suas atividades em mais de 90%.

Já a gestão de pessoas tem uma política de respeito, diversidade e equidade em relação às pessoas. Isso se reflete na pluralidade dos ambientes de trabalho, que é inclusivo e valoriza as diferenças.

Ademais, as atividades da Finch no campo da inovação contribuem para a qualidade da prestação judiciária. Com isso, a sociedade em geral é impactada com mais realização do princípio do acesso à justiça.

Enfim, a maioria das empresas podem contribuir de alguma forma para melhorar a comunidade e compensar os impactos de sua atividade econômica. A responsabilidade social começa mapeando essas oportunidades e desenvolvendo projetos para aproveitá-las.

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