Sustentabilidade nas empresas: entenda como e porque aplicá-la


 

A sustentabilidade nas empresas é cada vez mais relevante para os resultados de negócios. Imagem de marca, oportunidades e eficiência estão ligadas a como a organização age hoje com pensamento no futuro.

Diversas organizações ainda estão engatinhando e podem extrair muito mais dessa tendência. Para isso, é importante conhecer o tema a fundo.

Neste conteúdo, abordamos os conceitos-chave para compreender a sustentabilidade empresarial e implementar mudanças na sua empresa. Não deixe de conferir!

 

O que é sustentabilidade nas empresas?

 

A sustentabilidade nas empresas está relacionada a como a organização equilibra o crescimento de negócios a longo prazo. Trata-se de empregar os fatores de produção, de forma que seja possível continuar com a atividade no futuro. Chiavenato, em “Introdução à Teoria Geral da Administração”, traz uma definição simples e clara do conceito:

“Sustentabilidade significa fazer o hoje sem prejudicar o amanhã, ou melhor, fazer o hoje para melhorar cada vez mais o amanhã. Em outras palavras, sustentabilidade (do latim sustinere = manter vivo, defender, sustentar) é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade e a preservação dos aspectos econômicos, sociais e ambientais da sociedade”.

Empresas que mantêm o equilíbrio das atividades como aspecto social, ambiental e econômico, enquanto perseguem o crescimento, estão em desenvolvimento sustentável corporativo.

 

Tipos de sustentabilidade

 

Dentro das iniciativas, três pilares fazem parte da sustentabilidade nas empresas:

  • ambiental: a gestão do impacto da empresa no planeta;
  • social: a sustentação das relações da empresa enquanto integrante de uma sociedade;
  • econômico: a gestão eficiente no uso dos recursos atuais com foco em permitir a continuidade do empreendimento a longo prazo.​

O desenvolvimento sustentável pode vir da eficiência com que a empresa realiza suas atividades, minimizando ou eliminando danos nos três pilares. No entanto, em muitos casos, será preciso adotar práticas de compensação das atividades, que são parte da área de responsabilidade social corporativa.

 

Qual a importância da sustentabilidade nas empresas?

 

Ter um desenvolvimento sustentável será importante para que a empresa exerça suas atividades com ética e alcance resultados a longo prazo. Essa importância pode ser verificada em cada um dos pilares.

 

1. Sustentabilidade econômica

 

Pode-se dizer que essa é uma chave para um bom atendimento aos stakeholders. Se a organização não administrar seus recursos com diligência, terá pouca capacidade de satisfazer aos colaboradores, clientes e parceiros. Portanto, o negócio terá bases frágeis para crescer e sobreviver no mercado.

 

2. Dimensão social

 

Esse pilar é importante, porque as organizações não existem no vácuo. Ao mesmo tempo em que se beneficiam da estrutura social, as empresas precisam ficar atentas a essas relações, contribuindo para com a comunidade.

 

3. Pilar ambiental

 

O terceiro item desta lista facilita a continuidade dos negócios. Para atingir os objetivos, as organizações consomem e entregam valor — e os diferentes fatores de produção para fazer isso só vão continuar existindo se as empresas derem a sua parcela de contribuição em preservá-los.

Por fim, não podemos esquecer que, além da perspectiva econômico-financeira da empresa, os pilares podem ser lidos sob olhar ético. Não por acaso, cada vez mais a sustentabilidade está prevista em legislações nacionais e internacionais, sendo requisitos de compliance.

 

Quais são os desafios do desenvolvimento sustentável corporativo?

 

Mudar para um modelo sustentável exige investimento por parte das empresas. As transformações exigirão tanto recursos financeiros como o direcionamento do esforço da organização.

 

Ter investimentos elevados

 

O primeiro desafio é levantar os recursos necessários e alocá-los em novas práticas. A sustentabilidade pode envolver mudanças na maneira como a empresa produz e comercializa seus produtos e serviços, assim como ações de responsabilidade social corporativa. Tudo isso consome recursos financeiros.

 

Enfrentar resistência para disseminar o conceito

 

Outro desafio é incorporar a mudança como parte da cultura organizacional. As transformações culturais partem do reforço contínuo dos elementos externos (artefatos), como:

  • códigos de conduta;
  • novas práticas empresariais;
  • mudanças no ambiente de trabalho.

Depois, gradativamente os valores e crenças se enraízam nas pessoas. Contudo, até que isso aconteça, será preciso lidar com a resistência interna às mudanças. Inclusive, uma boa estratégia de comunicação deve fazer parte do processo.

 

Encarar um cenário de alta rotatividade

 

Uma terceira questão é que muitas empresas tiveram de demitir com a pandemia. Essa rotatividade elevada dificulta a disseminação da cultura organizacional, que demanda tempo e constância para ser incorporada pelas pessoas. Por outro lado, o recrutamento de novos colaboradores pode considerar pessoas que já tenham essa visão sustentável para as posições-chave.

 

Lidar com a visão imediatista

 

O desafio inclui a necessidade de olhar para os resultados de longo prazo. Nem sempre as medidas trarão retorno imediato, assim, a empresa precisa alinhar expectativas e compartilhar a visão de futuro com suas lideranças e equipes.

 

Quais são as vantagens de investir em sustentabilidade?

 

Os desafios da sustentabilidade nas empresas não superam os benefícios para a organização no longo prazo. Podemos mencionar três retornos importantes para o investimento. Confira, a seguir.

 

1. Reduza custos

 

As empresas podem traduzir a sustentabilidade em mais eficiência no consumo de recursos. Alguns aspectos estão conectados a minimizar os custos da operação, como:

  • reciclagem de materiais;
  • fontes renováveis de energia;
  • paperless nas atividades administrativas;
  • redução de desperdícios na produção e logística.

O Banco do Brasil, por exemplo, construiu sua própria usina solar em Porteirinha, no norte de Minas Gerais. Com isso, além de se posicionar muito bem em relação à marca, a instituição gerou uma economia estimada em 80 milhões de reais em 12 anos.

 

2. Gere atributos de marca

 

Ser sustentável também significa criar imagem e reputação positivas junto ao público. Com isso, a marca de consumo pode impulsionar as vendas, enquanto a empregadora gera oportunidades de atrair os melhores talentos do mercado.

A Natura é uma das empresas que melhor trabalham essa imagem associada à responsabilidade ambiental.

A organização tem uma política de 90% das fórmulas serem feitas de produtos naturais, assim como certificações relacionadas a forma como são produzidos e distribuídos. Tais iniciativas estão diretamente ligadas a como a empresa se posiciona enquanto marca para o público-alvo.

 

3. Aproveite oportunidades de negócios

 

Não podemos nos esquecer da sustentabilidade como oportunidade de negócio. À medida que investidores e parceiros-chave adotam políticas nesse sentido, toda a cadeia que depende dessas oportunidades é afetada.

A BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, adota uma política de acompanhamento e monitoramento dos empreendimentos quanto à sustentabilidade. Essa postura pode gerar diversas oportunidades para o negócio.

 

Como colocar a sustentabilidade em prática?

 

As empresas precisam analisar, dentro do próprio contexto, quais iniciativas fazem sentido pelo impacto e viabilidade. Veja alguns exemplos.

 

Participe da economia circular

 

A economia circular é uma oportunidade. Nela, recursos que seriam descartados retornam a cadeia produtiva, sendo reciclados, transformados ou reutilizados. As empresas podem participar de diferentes formas desse mercado. Alguns exemplos são:

  • adotar a reciclagem;
  • comprar os materiais produzidos;
  • fazer a logística reversa (do consumidor de volta até a produção) em relação aos seus produtos.

 

Aposte em fontes renováveis

 

A empresa pode buscar o consumo de energias renováveis. A energia solar, por exemplo, já conta com um processo de instalação economicamente viável e com retorno em relação à economia na conta de luz.

 

Ações de impacto social

 

As organizações podem se dedicar à comunidade ao redor. Algumas áreas interessantes que contribuem para a sociedade são:

  • lazer;
  • saúde;
  • cultura;
  • esporte;
  • educação;
  • assistência social.

 

Invista nas pessoas

 

É importante atentar-se à saúde, bem-estar e inclusão dos colaboradores. Além de ser uma medida com impacto social, a produtividade é bastante influenciada pela satisfação e perspectiva das pessoas que trabalham na empresa. Logo, é uma medida com retorno social e econômico.

 

Escolha bem os fornecedores de produtos e serviços

 

Uma última dica para quem pretende dar os primeiros passos é fazer uma avaliação minuciosa antes de escolher um fornecedor. Conhecer a origem do produto, o impacto ambiental e as políticas de trabalho são práticas relevantes para ter uma abordagem mais sustentável.

A sustentabilidade nas empresas é uma oportunidade. Cada empresa pode, dentro da própria realidade, priorizar iniciativas sociais, ambientais e econômicas, colhendo os frutos em termos de imagem de marca, vantagens de negócios e redução de custos.

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